Desde que alguns movimentos socioambientais começaram a mostrar que os danos que a exploração de recursos naturais causada pelos humanos tem impactos negativos diretamente relacionados com a nossa vida cotidiana, o mundo tecnológico tem passado por uma mobilização geral que une forças para diminuir os impactos que são causados por essa área.
E esse é o contexto em que nasceu a ideia do Green IT.
O conceito de Green IT, ou Tecnologia Verde, vem tomando muito espaço no cenário corporativo e tecnológico, principalmente com a popularização da Era Virtual, que exige praticidade e imediatismo a todo tempo e tem como consequência o acúmulo de resíduos eletrônicos agravado pelo consumismo desenfreado que o mundo presenciou nas últimas duas décadas.
A implementação do Green IT reúne um conjunto de práticas e mudanças diárias a serem aplicadas na rotina da empresa, e inclusive oferece benefícios à própria corporação, como a economia de gastos consequente da redução do consumo de energia.
Como implementar?
No contexto empresarial, a inovação e a estratégia devem ser combinadas com o objetivo maior de não somente movimentar os colaboradores pra mudar a cultura organizacional da empresa, como também oferecer ferramentas alternativas que de fato sejam eficientes e não interfiram no rendimento do trabalho.
Em termos de uma reeducação cultural, existe uma série de medidas que podem ser levadas em consideração:
- Redução da emissão de CO2;
- Gerenciamento de resíduos e lixo eletrônico;
- Pensamento ecológico na concepção do ciclo de vida dos produtos;
- Gestão do consumo de energia;
- Hábitos de reciclagem.
Na questão prática corporativa, a empresa pode pensar em:
- Otimização dos sistemas de fornecimento de energia dos Data Centers;
- Melhoria da eficiência dos sistemas de refrigeração dos Data Centers;
- Uso do cloud computing;
- Virtualização dos servidores e softwares;
- Adoção do acesso remoto;
- Utilização de SaaS;
- Realização de backups na nuvem.
Os benefícios eu o Green IT oferece para a empresa
Fora os benefícios óbvios que a implementação dessa ideia oferece, que incluem a redução de gastos e a melhoria da eficiência dos sistemas, outras áreas da empresa podem sair no lucro.
Uma delas é o Marketing. A adoção dessa conduta cria uma identificação do público com a organização, principalmente por ser um assunto muito abrangente.
Isso abre uma porta para que a empresa utilize o marketing verde como estratégia de comunicação com o seu público alvo, mostrando as pautas que são genuinamente priorizadas por ela, e trazendo uma valorização da marca perante os seus clientes.