fbpx Skip to main content

De que adianta produzir um conteúdo maravilhoso se ele não está adaptado para todos os públicos? Vamos entender a importância da acessibilidade digital!

Que o mundo da internet possui ferramentas revolucionárias e que impactou a vida do mundo todo não é novidade. Mas, você sabia que cerca de 99% dos domínios da internet não são acessíveis para todos? Eis a nossa questão, de que adianta produzir um conteúdo maravilhoso se ele não está adaptado para todos os públicos?  

Por um lado, a internet facilitou a vida de muita gente, mas por outro ainda existem diversas barreiras e falhas na comunicação, principalmente quando falamos em pessoas com deficiências.  

Infelizmente, apenas 0,74% dos sites brasileiros são acessíveis a pessoas com deficiência. Lembrando que estamos falando de uma população de 45 milhões de cidadãos que possuem alguma deficiência,  

Pensando nisso e com intuito de diminuir essa falta de acessibilidade, existe o UX e UI. Você já ouviu falar sobre eles? Se a reposta for não, não se preocupe! Vamos explicar a seguir!  

UX|UI design acessível: qual a sua importância?  

O UX é responsável pela experiência do usuário. Ele está relacionado com o nível de satisfação de uma pessoa ao utilizar uma plataforma digital, um serviço ou produto. Ou seja, podemos falar que é a experiência do usuário, a emoção que ele sente quando acessa uma página.  

UI é a interface do usuário. É a experiência física da navegação, como o usuário interage com o site, aplicativo e etc.  

Mas, como deixar uma plataforma digital mais acessível?  

  • Oferecer tradutores de Libras;  
  • Colocar legendas e audiodescrição nos vídeos da sua página.  
  • Garantir que todas as imagens tenham uma boa descrição alternativa;  
  • Evitar passar informações por meio de imagens e emojis.  
  • Desenvolver códigos acessíveis na programação do site.  
  • Usar fontes com boa legibilidade, tanto o formato da própria fonte quanto o tamanho;  
  • Disponibilizar que o usuário mude o tamanho da fonte do seu site;  
  • Verificar o contraste, as cores e o design da sua página;  
  • Não exagere nas animações.  
  • Crie botões clicáveis com pelo menos 44 pixels. Isso auxilia pessoas com deficiência motora ou idosas.  
  • Optar por buscas através de comando de voz.  
  • Garantir que seu layout siga uma sequência lógica e descomplicada.  
  • Evitar frases e textos complexos.  

 A acessibilidade não é um simples detalhe ou um diferencial, ela pode se tornar uma grande aliada!  

Sites que possuem acessibilidade são melhores ranqueados pelo Google e aparecem na primeira página de pesquisas! Isso faz com que sua página gere mais tráfego. Além disso, existem uma lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência física.  

Ou seja, tanto uma marca ou negócio, quanto pessoas que são portadoras de alguma deficiência são beneficiadas com essas acessibilidades.  

Tenha esse cuidado e essa inclusão digital! (: 

A Fullture 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply