fbpx Skip to main content

Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso cotidiano, diversos mitos e crenças sobre ela são difundidas por aí como se fossem verdadeiros, e é bem capaz de você já ter acreditado em alguns deles.  Isso porque muitas informações incompletas ou mesmo baseadas simplesmente em informações sem fundamentos teóricos acabam gerando diversas dúvidas entre as pessoas, e algumas informações repassadas como verdade acabam colando no inconsciente e assim, repassadas como verdade. 

Por isso, separamos alguns mitos sobre a tecnologia para você tirar de vez as suas dúvidas! 

 

Celular causa câncer 

Muitos dos estudos científicos publicados nas últimas décadas não apontam o celular, ou outros aparelhos como computadores, como causador de câncer no cérebro. 

Claro que com toda nova tecnologia ou o novo uso de tecnologias descobertas há muito tempo, sempre gera mitos e especulações, mas vale pesquisar em fontes confiáveis, como publicações científicas feitas em revistas reconhecidas ou publicações em sites de universidades. 

 

MacBooks são imunes a vírus 

Por muitos anos a própria Apple alegou que seus Macbooks eram imunes a vírus, tornando-os melhores que os computadores da concorrente Microsoft. 

Porém, depois de milhares de computadores Apple serem afetados por um malware do tipo cavalo de Tróia, a Apple tirou do ar a página em seu site onde fazia essa afirmação. 

A suposta imunidade do Mac era apenas um mito muito conveniente para a empresa. 

 

Fechar apps no celular economiza bateria 

Apesar de fazer sentido querer fechar os aplicativos que não estão em uso para que eles não gastem bateria rodando em segundo plano, a verdade é que apps que você deixou de usar há algum tempo param de puxar energia e memória do smartphone. 

Deixá-los abertos acaba sendo mais vantajoso, pois quando você voltar a usá-los, a memória de cache ajuda a fazê-los reiniciar mais rapidamente – além de que fechar e abrir de novo demanda mais esforço do processador e, consequentemente, gasta mais bateria.  

 

Quanto mais megapixels, melhor a qualidade da foto 

Muitos fabricantes destacam o número de pixels de uma câmera, sugerindo que ter mais significa produzir fotos melhores.  

Mas a verdade é que diversos fatores interferem na qualidade da foto, como o tamanho e a tecnologia do sensor de imagem, a qualidade das lentes, a presença de um mecanismo redutor de vibrações e o software que processa a imagem. 

Aliás, mais pixels em um sensor de câmera digital ou de celular podem até prejudicar a imagem, já que uma grande quantidade de pixels faz com que eles sejam menores e captem menos luz, o que pode degradar as fotos feitas em locais mal iluminados. 

Leave a Reply