fbpx Skip to main content

Vamos abordar algumas leis que podem ser aplicadas para melhorar a usabilidade da sua aplicação.

As leis para melhorar a usabilidade da sua aplicação que trouxemos, podem parecer simples. Porém, são importantíssimas para todo o projeto. Vamos dar uma breve explicação sobre cada uma das três leis que separamos e como elas podem ser aplicadas para melhorar a usabilidade da sua aplicação.  

Três leis para melhorar a usabilidade da sua aplicação 

1) Lei de Fitts 

Essa lei consiste em prever o tempo que é necessário para se mover de uma posição inicial até uma final com base no tamanho do alvo. A lei de Fitts é avaliada em interfaces gráficas utilizando um mouse ou outro tipo de ponteiro. 

Como ela pode ser utilizada?
 

  • Aumentando a área dos botões: Elementos de interação precisam ser visualmente diferentes dos elementos que não são para interação. Você pode fazer isso diferenciando-os pelos seus tamanhos. 
  • Utilizando os cantos da tela: Nos cantos da tela do Desktop, existem limites que você não consegue ultrapassar utilizando o mouse. Por conta disso, o usuário precisa de menos precisão para interagir nessa área. É comum encontrarmos os principais elementos de interação de uma aplicação em uma dessas áreas. Por exemplo, o botão Iniciar do Windows ou o botão fechar que encontramos nos navegadores. 

2) . Lei de Hick 

Essa lei é aplicada dentro da área de IHC (Interação Humano-Computador) e se baseia no conceito de que se houver muitas opções de escolha para os seus usuários, mais tempo eles levarão para chegar a uma decisão. 

Como ela pode ser utilizada?
 

  • Categorizando escolhas: Imagine um menu de navegação que oferecesse acesso direto para cada página em seu site, os usuários levariam um bom tempo até encontrarem a opção desejada. Agrupando as escolhas em categorias, você pode ocultar as escolhas e exibi-las apenas quando houver uma interação do usuário. Um elemento de interface bem conhecido que utilizamos para este fim é o Dropdown. 

Se a aplicações tiver um fluxo mais complexo de navegação, a técnica de Card sorting vai auxiliar na definição da taxonomia das categorias, além de poder agrupá-las da melhor forma.  

  • Redução de complexidade – A lei de Hick também pode ser utilizada em aplicações de processos complexos, pois você pode mostrá-las em etapas, o que fica mais fácil para seus usuários. 

 3) Lei de Miller

Muitas pessoas costumam armazenar 7 (+-2) itens de informação na memória de curto prazo. A nossa memória de curto prazo comporta de 5 a 9 itens. 

Como ela pode ser utilizada? 

Você deve utilizar um passo a passo, caso sua tarefa tenha uma sequência definida. Você não precisa e nem deve fazer com que o usuário memorize os comandos, ou até mesmo, navegue em diversas várias telas para concluir a tarefa. 

Você pode estar pensando que as linhas de comando e teclas de atalho otimizam a navegação, não é mesmo? Por que não utilizá-las? Não se deve usá-las como a única forma de interagir. Isso porque eles exigem memorização e aprendizado. Caso você opte por usar, ofereça um guia ou algum tipo de material de apoio para os usuários. 

E você, utiliza algumas dessas leis? (: 

A Fullture 

Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School! 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply