Diversos profissionais estão migrando para a área de tecnologia, mas quando saber se é a hora certa para realizar essa mudança?
A infelicidade com a carreira não é algo incomum. Segundo uma pesquisa realizada pelo consultor Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos.
E essa insatisfação profissional pode ter diversas origens, como uma escolha profissional precoce, falta de propósito na função, falta de motivação e de perspectiva de crescimento na carreira, ou até mesmo fatores externos.
Porém, muitos profissionais acabam optando por continuar na área em que estão, mesmo que infelizes, já que mudar esse cenário não é uma tarefa fácil.
Mas realizar uma transição de carreira pode ser o melhor caminho para aqueles que não tem vontade de continuar na área em que estão ou para quem precisa se adaptar às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.
E para muitos, essa transição acaba se tornando também uma alternativa na busca da realização profissional e da felicidade no trabalho.
O que é transição de carreira e por que mudar de profissão?
Uma transição de carreira é um movimento de mudança profissional, que pode ocorrer na própria área de atuação ou para outra profissão distinta. Muitos profissionais buscam essa alternativa, normalmente, por não estarem satisfeitos com a ocupação que têm, com a sua área de atuação ou até mesmo com seu salário e por questões financeiras, mas o motivos são diversos.
Mas nem sempre essa transição é uma escolha do profissional. As vezes ela pode acontecer pois não há oportunidades no mercado de trabalho, existem muitas dificuldades de crescimento na carreira atual ou outros diversos fatores que não necessariamente estão sob o controle do indivíduo.
Seja qual for o motivo, a transição de carreira envolve uma mudança no rumo e na atuação profissional.
Quando realizar uma transição de carreira?
A hora ideal de realizar uma transição de carreira varia de acordo com cada profissional. A insatisfação no trabalho, estagnação na carreira, falta de vagas no mercado e a dificuldade em realizar a profissão são alguns dos principais fatores que impulsionam essa movimentação.
Mas se você, como profissional, percebeu que não está satisfeito com o que faz atualmente e já tentou mudar de empresa, de segmento e também testou diferentes possibilidades dentro de sua carreira e nenhuma funcionou, talvez seja a hora de começar essa mudança.
Uma transição de carreira é um processo delicado e que envolve instabilidade financeira. Por isso, é ideal se planejar com cuidado para não passar dificuldades e nem sofrer grandes perdas financeiras.
A decisão de mudar de carreira deve ser tomada com planejamento — e tempo. É preciso se preparar para isso, tanto financeira quanto psicológica e tecnicamente.
Como realizar uma transição de carreira?
Uma transição de carreira costuma passar por diversos estágios antes de se concretizar. Primeiro, é importante pesquisar sobre a área de interesse. Esse é o momento em que você observa o mercado para enxergar possíveis caminhos para sua transição.
A próxima etapa é se planejar. É preciso estruturar os passos que você precisa dar para fazer a transição da forma mais tranquila possível. E isso inclui, também, definir com o que você gostaria de trabalhar.
Também é importante lembrar que um planejamento de transição de carreira bem feito e estruturado inclui metas bem definidas e prazos estabelecidos. Então tire as suas ideias do papel e faça um cronograma de curto, médio e longo prazos.
O próximo estágio de uma transição de carreira é o da qualificação profissional. Agora que você já sabe o que você quer fazer e qual área seguir, é hora de começa a colocar seu plano em prática, investindo em conhecimento e buscando competências técnicas ou comportamentais necessárias para mudar de carreira.
A qualificação profissional é um passo fundamental e de extrema importância para realizar uma transição de carreira bem sucedida, e a dedicação aos estudos, seja realizando cursos ou estudando por conta própria, também é indispensável.
Se você quer realizar uma transição de carreira e entrar o mais breve possível no mercado de trabalho, tente focar em cursos online e que tenham duração rápida. Mas não se esqueça que esses cursos precisam contar com conteúdos estruturados e abordar tanto a teoria quanto a prática.
Por que migrar para o mercado de tecnologia?
Um estudo da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, apontou que até 2025 haverá uma demanda de mais de 700 mil profissionais na área de tecnologia. Isso mostra que os profissionais dessa área são extremamente valorizados e que este é um mercado em constante crescimento.
E é notável que a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas e nos negócios que buscam tê-la como sua aliada.
Diversas empresas foram obrigadas a inovar e ampliar seus times de TI em pouco tempo para se adaptar e atender as demandas impostas pelo distanciamento social, até para se manterem competitivas no mercado.
Além disso, a tendência é de que as empresas, no mundo todo, continuem buscando por profissionais nesse segmento visando introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes e se adaptar ao mercado.
Consequentemente, os profissionais que atuam com a área se tornam mais e mais importantes.
Porém, enquanto o mercado cresce exponencialmente, ele também sofre com um grande déficit de profissionais, já que apenas 53 mil pessoas se formam por ano na área, com uma demanda média anual de 159 mil profissionais de tecnologia.
E apesar da estimativa de que a demanda nas empresas chegue a 797 mil profissionais até 2025, o número de formandos é inferior essa demanda, que tem como projeção um déficit anual de 106 mil profissionais – 530 mil em cinco anos.
Ou seja, ainda que esse seja um mercado solido e que proporciona espaço de crescimento para quem deseja se tornar um profissional na área, faltam profissionais qualificados. Por conta disso, existe um alto índice de empregabilidade e um alto reconhecimento de quem estiver capacitado para preencher essas vagas.
Como a Fullture pode te ajudar
Sabia que a Fullture pode te ajudar a realizar uma transição de carreira de forma rápida, com um curso completo, 100% online e prático e que te deixa preparado para o mercado de trabalho?
O curso Dev Full Stack da Fullture tem uma formação rápida, com duração aproximada de 10 meses, apoio de carreira, professores que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo e você ainda terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional!
Aqui você vai aprender a construir uma aplicação do zero, passando por todos os processos de desenvolvimento de um projeto e vai estar apto para atuar no Front-end, Back-end e Mobile.
Além disso, vamos te ensinar o Javascript, a linguagem de programação mais usada pelo mercado de tecnologia no mundo todo, HTML e CSS, algoritmos e lógica de programação e muito mais para que você possa sair da sala de aula um desenvolvedor completo!
Quer saber mais? É só acessar o link https://www.fullture.com/dev-full-stack-social/
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/