fbpx Skip to main content

Procurar empregos e se candidatar em vagas é fácil, não é mesmo? Mas quando somos chamados para a entrevista... aí o nervoso bate! Saiba como se sair bem em uma entrevista de emprego em TI.

Uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo todo é a área da Programação! Sendo parte de um mercado tão aquecido, oportunidade é o que não falta!  

Quando falamos em vagas de emprego, dentro de um processo seletivo, a etapa mais importante e delicada é a entrevista, chegando a ser assustadora, principalmente para cargos júniores ou estágios, em que o candidato ainda não possui muita experiência.  

Se é o seu caso, saiba que não precisa ser assim! A entrevista não é um ‘bicho de sete cabeças’ e vamos te mostrar isso no decorrer deste artigo!  

Separamos algumas de como em uma entrevista de TI 

A entrevista é uma conversa! Pode parecer estranho pensar em apenas conversar, ainda mais com um estranho, não é mesmo? Mas, se você conseguir enxergar uma entrevista dessa forma, você conseguirá agir com naturalidade, o que te permitirá ser você mesmo! Isso torna o processo mais humano e o entrevistador pode simpatizar com a sua personalidade, possibilitando-o de te conhecer melhor.  

Conheça a empresa! Pode parecer clichê falar isso, mas muitas pessoas vão para a entrevista sem ao menos saber o que a empresa faz! Antes de ir para a entrevista, estude sobre a empresa, analise se há para onde você crescer, quais são os valores, etc. Isso demonstra que você tem real interesse em fazer parte daquele grupo, além de deixar claro o porquê você quer essa vaga.  

Não minta! Você pode até ser contratado por mentir algo que você faça, seja alguma skill, ou qualquer outra pequena coisa que seja. Porém, na prática, todos verão que você não sabia as habilidades e os conhecimentos que você dizia ter. Isso vai prejudicar o seu andamento na empresa, além de fazer com que você seja cobrado em atividades que não sabe desenvolver. Seja honesto e verdadeiro! Diga que não sabe, mas deixe o interesse em aprender!

Se liga em algumas principais perguntas feitas em entrevistas de emprego em TI  

Parte técnica: 

Nessa etapa é onde você irá falar sobre seus conhecimentos técnicos. Ou seja, suas hard-skills. É fundamental que você tenha pelo menos alguns conhecimentos técnicos e que ainda esteja em aprendizado e desenvolvimento.  

Além disso, é na parte técnica o espaço destinado para o candidato falar sobre seus interesses profissionais, seus objetivos e suas expectativas.  

Aos assuntos mais frequentes são:  

  • Como seus conhecimentos podem colaborar com a empresa;  
  • Falar um pouco sobre experiências anteriores;  
  • Metodologia SCRUM;  
  • Contar sobre algum trabalho ou projeto que você foi bem e um que não teve sucesso.  
  • Quais habilidades e tecnologias você tem interesse em desenvolver ou aperfeiçoar;  
  • Que tipo de projeto te motiva?  
  • Quais linguagens de programação você mais gosta e se identifica;  
  • Como você lida com prazos e trabalho em equipe;  
  • Como você resolve problemas;  
  • O que você faria se enviasse um código que quebrasse o site do cliente;  
  • O que você faria caso encontrasse um bug enquanto estava fazendo testes e ninguém sabia sobre ele.  

Essa parte lembra o que falamos sobre não mentir, lembra? Fale a verdade, conte sobre você, suas experiências, e deixe claro o que gostaria ainda de aprender e conquistar! Esse é o seu espaço para que a empresa possa te conhecer!  

Entrevista geral:  

Nessa etapa a empresa visa conhecer um pouco mais sobre você e sua personalidade. O intuito é identificar se você é compatível com a cultura da empresa. 

Veja alguns exemplos:  

  • O que você acha fundamental ter em uma empresa para você trabalhar nela;  
  • O que atraiu você para esta empresa;  
  • Você gosta de trabalhar em equipe;  
  • Que tipo de séries, filmes ou músicas você gosta;  
  • O que você não suporta dentro de uma empresa.  

Questões como estas serão abordadas nessa etapa da entrevista! Seja você mesmo, sempre! Lembre-se que as soft-skills, sua inteligência emocional, vale tanto quanto as hard-skills! Fale sobre suas qualidades nesses quesitos, mas só a verdade ein?!  

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que te ajudem a conquistar sua tão sonhada vaga de emprego no mercado Tech! (: 

A Fullture 

Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School! 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply