Diversos profissionais estão migrando para a área de tecnologia, mas quando saber se é a hora certa para realizar essa mudança?
Todo desenvolvedor em algum momento de sua jornada, ou até mesmo antes de ingressar no mercado Tech, já deve ter se questionado sobre os níveis de carreira. Preparamos este artigo para te mostrar as principais diferenças entre Júnior, Pleno e Sênior.
Existem desenvolvedores que muitas vezes acham que merecem estar em um nível acima do atual, e alguns que gostariam de entrar no mercado já como Pleno. Outras vezes, a falta de conhecimento sobre o tema acaba fazendo com que os profissionais percam boas oportunidades de trabalho, devido a estarem inseguros para se aplicarem em determinadas vagas, sem ter a certeza de que estão no nível hierárquico desejado.
É fato que cada empresa olha para o profissional de forma diferente das demais e o avalia conforme seus próprios parâmetros. Iremos mostrar aqui uma visão geral de cada senioridade profissional. Porém, recomenda-se que, se você já for contratado, analise o plano de carreira de sua empresa e converse com seu gestor caso já tenha alcançado os requisitos para subir o seu nível.
- Nível Junior
Esse nível profissional é oferecido aos recém formados na área de Tecnologia ou cursos reconhecidos para formação profissional. Geralmente a pessoa já terá passado por um estágio ou cargo de assistente.
É exigido para o cargo atividades com menor complexidade e sem autonomia para decisões de forma individual. Geralmente é um profissional com menos de 5 anos de experiência. Porém, isso não é uma regra absoluta, podendo durar menos ou mais tempo, dependendo da visão da empresa e do esforço individual também.
- Nível Pleno
O profissional de nível Pleno já consegue executar tarefas mais complexas, assumir funções em sua equipe para executar tarefas sem auxílio e dessa forma ter mais maturidade profissional para lidar com suas tarefas cotidianas. Geralmente envolve profissionais que tenham entre 5 e 10 anos de experiência na área.
- Nível Sênior
O Sênior é aquele que possui maior complexidade em tarefas dentro da hierarquia, já possui maturidade e experiência necessárias para assumir funções de liderança, além de conseguir tomar decisões de forma autônoma e estratégica. Nesse nível de carreira o profissional já tem capacidade para gerir uma equipe e acompanhar a evolução profissional de Júniores e Plenos. Geralmente se traduz por profissionais com mais de 10 anos na área de sua expertise.
Qual a importância do nível em seu cargo?
Uma clara classificação dos níveis Júnior, Pleno e Sênior não vem como qualificador somente para o momento de contratação, pois dentro das organizações, o nível do cargo ajuda a definir planos de carreira para os seus funcionários e isso é muito importante para o profissional de TI.
Dessa forma, a organização tende a facilitar a criação de organogramas internos que ajudam a analisar o quadro de funcionários da empresa.
Sem contar que é através do nível estabelecido em cada cargo, é possível delimitar melhor os salários, a criação de estratégias e, em lugares maiores, garantem maior eficiência na comunicação entre os setores.
Wesley Soares de Souza
Desenvolvedor Frontend na Totvs S.A. e Professor Especialista na Fullture
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/