Sabe-se que o grande compositor Ludwig van Beethoven morreu antes de completar sua decima sinfonia e que, a partir de esboços fragmentados e não elaborados deixados por ele, o musicólogo e compositor inglês Barry Cooper tentou concluir o primeiro movimento, mas não teve uma boa recepção.
Porém, em 2019 a companhia de telecomunicações Telekom, sediada em Bonn, cidade natal do compositor, reuniu uma equipe de musicólogos, compositores e informáticos para analisar e assimilar o estilo de Beethoven para tentar terminar a “Inacabada” com a ajuda da inteligência artificial.
O sistema de IA, alimentado com sinfonias, sonatas para piano e quartetos de cordas de Beethoven, foi progressivamente treinar para “pensar” como o músico, e os resultados musicais que combinavam melhor entre si foram reintroduzidos no sistema, gerando mais música, e a composição foi crescendo. Também foram usados os esboços e anotações do músico, assim como com partituras de seus contemporâneos.
O resultado final agradou os especialistas e mais tarde a sinfonia foi estreada pela Orquestra Beethoven de Bonn, regida pelo diretor musical geral da cidade, Dirk Kaftan, sob o título Beethoven X – The AI Project.
É possível ouvir a música no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=jYTLWBUDnic&ab_channel=TelekomHU