fbpx Skip to main content

Tanto na programação, quanto no desenvolvimento e criação de inovações, as mulheres tiveram um papel importantíssimo na história da Tecnologia. Mesmo que esse segmento carregue uma carga masculina, as mulheres ainda são fundamentais para o mundo Tech!

Que as mulheres foram e são importantes para as revoluções do nós já sabemos, não é mesmo? Mas você sabia que não é recente essa participação do público feminino no mundo dos códigos? 

Trouxemos as 10 mulheres mais importantes dentro do mundo da Tecnologia 

Grandes nomes de mulheres no mundo Tech! 

🔹 Ada Lovelace – A primeira programadora! 

 

Ada foi a primeira a desenvolver um programa computacional no século XIX. Ela analisava e traduzia diversos materiais matemáticos e, graças a esse conhecimento, ela pôde criar o primeiro algoritmo do mundo Tech! 

Curiosidade: Nessa época os computadores capazes de suportar e testar esses códigos ainda não existiam. Ou seja, eles só foram testados mais para a frente. 

Lovelace foi responsável também por traduzir um artigo italiano sobre o motor e com todo o seu conhecimento e expertise, conseguiu adicionar suas próprias conclusões no documento.  

Essas observações de Ada, continham um algoritmo que foi desenvolvido para ser processado por máquinas, e passou a ser o primeiro programa de computador já criado.  

Não para por aí! Ela ainda conseguiu chegar a conclusão de que os computadores poderiam ir muito além de apenas cálculos matemáticos!  

Curiosidade: Você sabia que existe um prêmio chamado “Medalha Lovelace”? Ele premia pessoas que contribuíram e impactaram o avanço da computação! 

🔹 Carol Shaw – Primeira mulher desenvolvedora de jogos digitais 

 

A partir de uma aula de matemática, Carol teve seu primeiro contato com a linguagem BASIC. Ela descobriu que existiam alguns jogos digitais no computador, e passou a ter conhecimento sobre a digitação de programas. 

Foi através da Programação, que Shaw ingressou no grande mundo da tecnologia.  

Fez seu mestrado em CIência da Computação em 1977 e foi uma das primeiras colaboradoras da Atari, desenvolvendo o game “River Raid”. Esse jogo recebeu diversos prêmios e em 1983, pela revista InfoWorld, foi considerado o jogo mais desafiador da época.  

Curiosidade: Carol se chateava e se irritava, pois, muitas pessoas diziam para ela que “ela era muito boa em matemática para uma mulher”.  

Infelizmente ainda nos deparamos com esse cenário no mundo Tech…  

🔹 Grace Hopper – Mãe da programação de computadores
 

Na década de 40 e 50, Grace foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. Na época, ela desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic. 

Curiosidade: Essa linguagem é utilizada até hoje quando falamos em processamento de banco de dados, principalmente comerciais.  

Ela foi a criadora do termo que tanto ouvimos falar no mundo da Programação, os famoso ‘bugs’.  

Curiosidade: O termo foi criado por Grace quando ela estava tentando encontrar uma falha em seu computador. Ela descobriu que havia um inseto morto dentro de sua máquina. Inseto em inglês é bug!  

🔹 “As garotas do ENIAC” – O cérebro por trás do hardware 

Seis mulheres foram as primeiras “computers” da história da computação. Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine, são as compositoras por trás dos hardwares.  

O grupo era responsável pela configuração do ENIAC, como já sabemos, o primeiro computador do mundo. 

Naquela época, os primeiros computadores dependiam da influência humana e de aparatos mecânicos para funcionarem. Por isso, essas mulheres são tao importantes para a Tecnologia. 

Curiosidade: O maquinário era operado por ela e possuía mais de três mil interruptores e botões ligados a um hardware de 80 toneladas.  

Sexo frágil, ein?  

Elas também foram responsáveis por desenvolverem diversos protocolos que ainda são utilizados nos dias de hoje. Dentre eles: 

  • O primeiro manual do ENIAC, com instruções de uso e melhores práticas, criado por Goldstine.  
  • Sistemas de “salvamento” de configurações e preferências, com influência de Goldstine e Jennings. 

🔹 Jean Sammet – Uma das primeiras mulheres com diploma em ciência da computação.  

 

Desenvolvedora de uma das primeiras linguagens computadorizadas, a FORMAC.
 

Curiosidade: Jean se formou em matemática por mais duas universidades: Illinois e Mount Holyoke College. 

Trabalhou por 27 anos na IBM, empresa símbolo dessa indústria em todo o mundo. 

🔹Karen Sparck Jones – Uma das idealizadoras do conceito de “inverso da frequência em documentos” 

 

O sistema de recuperação de informações é responsável por trabalhar de forma ágil nos dados de um documento. Essa é a base e a grande chave para empresas de buscas e localizações, como por exemplo o Google. 

Por aproximadamente 30 anos, Karen trabalhou no laboratório de computação da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Conquistou o título de uma das mulheres importantes na tecnologia.  

Curiosidade: Quando se aposentou, trabalhou e lutou pela inclusão das mulheres no mundo Tech!
 

🔹Radia Perlman – Mãe da internet 

Perlman desenvolveu o STP (Spanning Tree Protocol), protocolo que promoveu melhorias significantes na performance de sistemas de conexão.   

Graças a ela, o chamado loops de dados foi reduzido, o que garante que as informações circulem mesmo em caso de problemas, sem ficarem perdidas. 

Radia foi pioneira no ensino da Programação e Arquitetura de redes para as crianças. 

Além disso, criou uma linguagem de Programação educacional robótica, chamada TORTIS.  

 

Curiosidade: Dona de mais de 50 patentes relacionadas a tecnologias de conexão. 

 

🔹 Frances Allen – Primeira mulher a ganhar o Turing Award 

 

Participou da era em que os computadores estavam chegando nas casas das pessoas, além de participar de avanços importantíssimos do mundo da computação. 

Desenvolveu grandes bases de sistemas de otimização de código e paralelização, o que permite que softwares avançados funcionem com efetividade mesmo em computadores considerados menos potentes.  

Frances também foi responsável por desenvolver alguns dos primeiros sistemas de segurança da Agência de Segurança Nacional dos USA, a NSA. 

Curiosidade: Muitos de seus grandes trabalhos não são conhecidos e nem foram publicados, por conta de sigilo. O que sabemos é que todos tiveram influências fundamentais quando o nos referimos à segurança da informação. 

🔹 Susan Kare – Criadora de gráficos  

Ilustradora, designer e pintora, na década de 80, Susan foi líder da equipe gráfica de criação da Apple!
 

Curiosidade: Ela foi a responsável por redesenhar o Mac!
 

Sabe aqueles joguinhos de baralho da Microsoft… Paciência? Foi ela quem criou os gráficos!  

 

🔹 Marissa Mayer – Primeira engenheira do Google 

Participou do desenvolvimento do Google Maps, Google Books, Google Images e Gmail, além de ter contribuído para tornar o Google o número 1 em pesquisas no mundo. 

Marissa é CEO do Yahoo, e graças a ela, a empresa está de volta ao topo!  

 

Essas são apenas algumas das milhares de mulheres que foram e são importantes para o grande mundo da Tecnologia! Muito legal, não é mesmo? 

Você ainda acha que o mercado Tech não é lugar de mulher?  

A Fullture 

Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School! 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply