fbpx Skip to main content

Front end e back end: entenda a diferença

front end e back end diferença

A área de desenvolvimento aborda tantas linguagens e nomenclaturas que, para quem está iniciando na área, pode acabar sendo difícil compreender tudo. No entanto, existem dois desses termos que são populares no setor, mas que costumam geram dúvidas em relação ao significado e funcionalidade. Back-end e front-end são as partes fundamentais do desenvolvimento de software, já que todos os sites que você acessa e navega, os sistemas web com que você interage e os aplicativos presentes em seus dispositivos móveis possuem essas duas principais partes que se encarregam de entregar o produto ou serviço esperado. 

Por isso, viemos te ajudar a identificar a diferença entre front-end e back-end na prática, até para que você possa compreender a atuação nestas duas abordagens de programação, suas linguagens, desafios e oportunidades de carreira. 

Entendendo sobre essas classificações, fica mais fácil você encontrar suas melhores habilidades e mergulhar no coding! 

A diferença entre front end e back end

O front-end é responsável por tudo aquilo que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades, além de deixar suas aplicações mais bonitas e agradáveis aos usuários, e onde são desenvolvidos cada detalhe que estiver na sua tela. 

back-end são as linguagens interpretadas pelo servidor e resume-se a tudo o que está por trás do site, que o usuário/leitor não tem acesso direto e não consegue interagir. São elas as responsáveis por fazer com que os botões que estão na tela tenham uma ação específica. 

Resumindo… 

Front-end: o que é

Resumidamente, as principais funções de um programador front end são:

– Apresentação visual do software;  

– Deixar a interface mais agradável aos usuários, detalhando cada item que está na tela;   

– Trabalhar com tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, além de frameworks e bibliotecas como Angular, React, Vue.js, entre outras.

Back-end: o que é

Já o programador back end:

– Atua nos “bastidores” do software, também conhecidos como “server-side”; 

– Garante que as engrenagens das plataformas estejam funcionando em perfeitas condições, como o acesso a banco de dados, segurança e escalabilidade; 

– Trabalha com linguagens de programação como Java, C#, PHP, Python e Ruby.

Aprenda programação com a Fullture

aprender programação HTML

Agora, se você quer aprender tanto front-end quanto back-end, então você precisa conhecer o curso Dev Full Stack da Fullture. Mais que uma escola de programação, a Fullture é uma empresa com a missão de formar profissionais do futuro.

Se interessou?

Quer entrar para o mercado que mais cresce no mundo e ainda ter a liberdade de trabalhar de onde quiser? Então venha conhecer o curso Dev Full Stack da Fullture! O nosso curso te ensina, em menos de um ano, tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de trabalho de forma rápida, podendo trabalhar em empresas de tecnologia, startups, como freelancer e muito mais.

SABER MAIS

One Comment

Leave a Reply