Quem aí gosta de ter que ficar refazendo um trabalho que deu errado, ou ficar procurando falhas? Saiba que tem como evitar o problema, antes mesmo dele acontecer!
O que é a programação defensiva?
Nada mais é do que um conjunto de ações e técnicas que permitem garantir o funcionamento contínuo do software sob situações não previstas. Ou seja, através da programação defensiva, podemos diminuir as chances de erros e falhas.
Essas técnicas são utilizadas por diversos Desenvolvedores de softwares, pois reduz a probabilidade de erros, além de melhorar a experiência do usuário com o software desenvolvido, garantindo mais estabilidade.
Precisamos deixar claro que mesmo tendo ações preventivas, erros estão sujeitos a acontecerem, porém, com essas técnicas eles serão rapidamente identificados e corrigidos!
Vamos conhecer algumas técnicas de Programação defensiva?
1- Validar entradas: O Desenvolvedor não possui controle do que o usuário vai colocar na entrada, mas ele pode definir algumas regras básicas para deixar o software mais seguro. Por exemplo, verificar quais são as entradas válidas, se ela é aceitável ou não, se aceita somente valores numéricos, etc. Por isso, é importante verificar e validar as entradas existentes para garantir que elas estejam corretas e seguras.
2- Tratamento de erros: Quando acontece um erro, é fundamental que o software identifique e conserte a determinada falha. Por isso, é importante que haja ferramentas específicas para lidar com essas situações. Alguns exemplos são a captura de exceções o registro de logs de erros e a adoção de estratégias de recuperação.
3- Documentação clara: Uma documentação clara de um código é importantíssima para facilitar o entendimento e uso correto do software. Dessa forma, as pessoas poderão entender como o código foi desenvolvido. Além disso, é importante atualizar esse documento quando houver quaisquer alterações feitas no código.
4- Uso de assertions: As assertions são responsáveis por verificar a veracidade de uma determinada condição. Através delas, os problemas e erros são identificados de maneira mais ágil e eficaz. Ou seja, os famosos “bugs” podem ser encontrados logo no início, o que facilita a correção do mesmo!
5- Tratamento de exceções: Essa técnica é usada para tratar erros e falhas! Ela indica quando há algo errado durante a execução de um código. A partir daí, é interrompido o fluxo do software, transferindo o controle para um bloco de código especializado para tratar essa exceção. Dessa forma o código captura informações sobre o erro, tomando as medidas necessárias para consertá-lo.
6- Testes abrangentes: Nessa técnica inclui todos os tipos de testes, desde unidade, validação, integração, etc. Na Programação defensiva, todas as medidas tomadas visam garantir a confiabilidade e a qualidade dos softwares.
Você já conhecia essas práticas defensivas? Utiliza algumas delas? Saiba que elas podem te salvar de diversos erros e falhas que atrasam seus projetos e tarefas. Melhor evitá-las ou errar o menos possível, não é mesmo?
Caso você esteja querendo ingressar no mundo da programação, conheça nosso curso de Dev Full Stack! Com a Fullture você pode ingressar no mercado da Tecnologia em menos de 1 ano!
No curso de Dev-Full-Stack você vai aprender fundamentos da informática, linguagens de programação, Algorítmos e Lógica da Programação, Banco de Dados, Qualidade de Software, JavaScript e muito mais!
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/