fbpx Skip to main content

A pandemia do Covid-19 revolucionou completamente a forma como o mercado de trabalho funciona, desde o modelo de reuniões até o perfil pelo qual os recrutadores se atraem mais na hora de selecionar o candidato a uma vaga.  

As características que moldam o “profissional ideal” de acordo com profissionais especializados em recrutamento, principalmente na área de tecnologia, incluem muito mais habilidades interpessoais e a habilidades de adequação diante de situações inesperadas. 

Tendo como principal pilar o cenário que o mundo enfrentou nesses últimos dois anos, essa mudança tem como principal objetivo filtrar aqueles profissionais que melhor se adaptam e lidam com uma transformação repentina no ambiente de trabalho, sem que deixe isso afetar no seu desempenho pessoal enquanto parte do coletivo. 

A organização, a disciplina e a autonomia formam o fundamento desse colaborador, no qual as outras características vão se basear. Seguido delas, vem a comunicação. 

O modelo de trabalho híbrido se tornou realidade em 48% das empresas, segundo a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), o que não seria possível se a comunicação dentro da empresa não funcionasse ou se os encarregados não tivessem disciplina, organização e comprometimento. Especialmente considerando que os encontros são muitas vezes limitados a videochamadas, o que acaba reduzindo os recursos de comunicação que estão disponíveis em conversas cara a cara. 

O pensamento criativo é uma outra habilidade importante, porque ideias completamente únicas podem surgir de mentes distintas. No cenário pós pandêmico onde empresas precisam se reinventar e se mostrar com uma nova cara ao público, ideias criativas são muito bem-vindas, e elas podem colaborar pra criação de conceitos inovadores quando relacionadas a ideias descartadas anteriormente. 

Por último, o trabalho em equipe. Candidatos capazes de trabalhar bem com outras pessoas e contribuir positivamente com a equipe se destacam em meio a profissionais individualistas. O profissional que é não só um bom comunicador como também um bom ouvinte, com certeza é capaz de trabalhar efetivamente em equipe, elevando a produtividade do seu setor e consequentemente da empresa como um todo. 

Leave a Reply