fbpx Skip to main content

Pesquisas evidenciam aumento de profissionais mulheres, mas índice está longe do ideal

Não é novidade para ninguém que as mulheres ainda lutam por mais igualdade. E o desafio ainda segue para a área tecnológica, ainda que com avanços – incluindo o aumento de aliados por uma presença feminina maior no mercado. 

Empresa especializada em contratação de profissionais de tecnologia, a Revelo realizou uma pesquisa com resultados que ilustram o aumento da presença de mulheres na área, mas com índices que estão distantes da realidade vivida por profissionais homens: a partir de dados da sua plataforma de serviços, a empresa constatou que o número de vagas focadas para o público feminino, para cargos de TI e gestão de negócios, passou para um aumento de 12% em 2017 a 17% em 2019.

No entanto, a diferença salarial apresenta-se como uma barreira ao seguir aumentando: em dois anos, de 22,4% passou a 23,4%.

Os resultados também são próximos ao levantamento realizado pela  Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que constatou que o mercado de tecnologia da informação conta com 37% de profissionais mulheres. 

Os desafios envolvem a dificuldade de inserção no mercado, dominado predominantemente por homens, o caminho mais longo para conquista de credibilidade e o processo para demonstrar a capacidade para gerir pessoas e projetos.  

Mas o percalço não é exclusivo do setor. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2018 aponta que, mesmo inseridas no mercado de trabalho, as mulheres ainda dedicam 73% horas a mais, em comparação aos homens, para tarefas domésticas. Em contrapartida, ocupam apenas 44% das vagas registradas no Brasil. 

 

 

 

 

Leave a Reply