Você sabe o que é SPA dentro da programação? Vem descobrir!
Você sabe o que significa SPA?
E não, nós não estamos falando daquele lugar relaxante para fazer massagem e tratamentos estéticos!
O termo pode soar confuso, mas as SPAs estão mais presentes em nosso dia a dia do que a gente imagina!
Basicamente, sua funcionalidade está concentrada em uma única página, ou seja, ao invés da aplicação ou do site recarregar toda a página ou redirecionar o usuário para uma página nova, apenas o conteúdo principal é atualizado, mantendo a estrutura da página estática.
Para ficar mais simples de entender, vamos aos exemplos: imagine uma página de produtos de um e-commerce, em que o menu superior e o lateral são os mesmos para toda a aplicação.
Ao clicar em uma opção, como “adicionar como favorito”, o usuário não precisa recarregar toda a página para ver que no fim apenas o conteúdo central mudou, e para evitar isso, mantemos os menus fixos, alterando somente a parte do meio.
Isso é uma SPA, que além de melhorar a performance da aplicação por reduzir a quantidade de conteúdos a ser carregado, elas têm foco principal na experiência do usuário, que tem acesso a uma interface muito mais fluida.
Outros exemplos comuns do nosso dia a dia podem ser o Gmail, Outlook, Facebook, Instagram, etc., em que nós recebemos as atualizações em nossa timeline, mas não vemos todo o conteúdo ser carregado.
Simples, não é? Você já conhecia esse termo?