fbpx Skip to main content

Você sabe como funciona a rotina de um programador?

Muitos iniciantes na programação ainda têm dúvida sobre qual é a rotina de trabalho dos profissionais da área.

Diferente do que alguns pensam, o trabalho não se resume somente a escrever códigos o dia todo, existem muitas outras tarefas que fazem parte do escopo de um profissional de desenvolvimento e é isso que viemos te contar aqui hoje!

Entregar um produto e manter o usuário satisfeito é uma tarefa difícil, por isso, arrasta para o lado para entender quais são as tarefas do dia a dia de um programador!

1. Gestão e Otimização de produto:

Não é possível escrever um código às cegas, o programador e a equipe precisam ter acesso às informações do projeto para que sejam guiados corretamente no trabalho.

Antes de partir para os códigos, é necessário entender os objetivos, plataformas, processos e perfil do usuário.

Por isso, alguns desenvolvedores acabam assumindo a função de Product Owner ou Product Manager, administrando a lista de funcionalidades que o projeto precisa ter.

2. Programação:

É aqui que as linhas de código começam a ganhar vida e a estrutura do sistema é desenvolvida.

No caso das grandes empresas, cada desenvolvedor tem sua função, como: construção de interfaces (dev front-end) e construção do banco de dados (back-end). Apesar disso, o Dev Full Stack pode ter as duas habilidades e atuar nesses dois processos.

3. Correção de Bugs:

Para que nada saia do controle, é preciso que os programadores revisem os códigos sempre, pois as primeiras execuções sempre apontam falhas.

Algumas vezes, os bugs podem ser encontrados facilmente, mas em outros casos, o programador precisa dedicar boa parte do seu tempo até encontrar o erro.

4. Realização de Testes:

Essa etapa envolve o cumprimento de um check-list para realização de testes, que são mais importantes que a execução inicial da aplicação.

É aqui que são avaliados os comportamentos do usuário, mesmo que não sejam ainda os consumidores finais, e envio de diagnósticos ao cliente.

5. Deployment:

Depois de pronto, o programador responsável envia ao servidor para que a aplicação fique disponível para os usuários finais e esteja pronto para ser utilizado.

Ou seja, sai do ambiente interno e é disponibilizado na internet.

6. Refactoring:

Essa etapa consiste em reescrever um código, método ou algoritmo que cumpra a mesma função que antes, mas desta vez, com um script mais elegante e simples.

7. Melhorias Técnicas:

Antigamente, o software era desenvolvido, armazenado em um disco e comercializado. Mas isso acontecia antes dos aplicativos de celular.

Hoje, com as aplicações hospedadas em nuvem, o programador consegue acessá-las de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo para aplicar as melhorias.

E esse é um processo que faz parte da rotina, pois as melhorias constantes são sempre necessárias, dependendo do feedback dos usuários.

8. Suporte ao Usuário:

Por último, os programadores também podem atender às necessidades específicas dos usuários.

Apesar do primeiro atendimento não precisar ser por um profissional de tecnologia, o desenvolvedor pode receber uma demanda do suporte para executar as correções necessárias.

Neste contexto, é importante que o time de desenvolvimento e o de suporte ao cliente estejam em sintonia!

aprender programação HTML

E sabia que a Fullture pode te ajudar a construir a sua carreira como um desenvolvedor full stack?

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja entrar para o mercado de trabalho e está buscando vagas na área de tecnologia, principalmente relacionadas ao desenvolvimento de software.

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva!

Inscrever-se

Leave a Reply