fbpx Skip to main content

Se você quer saber como é o dia a dia de um Programador, se liga nesse blog que trouxemos para você direto de um Dev!

  • Olá pessoal, muitas pessoas querem seguir na carreira de desenvolvedor de software, programador, ou como se diz popularmente se tornar um ‘DEV’. Mas o que eles fazem? O que comem? Onde moram? Por mais que essas perguntas se mostrem engraçadas, essas são dúvidas comuns. O que cada um come não tenho certeza, mas eu sei que bebem muito café. Bom, essa procura se deve ao fato do mercado de tecnologia se encontrar muito aquecido a alguns anos, e por mais que existam muitos rumores que a bolha vai estourar, ou que a inteligência artificial irá tomar posse dessa função, ainda nada substitui a expertise do pensamento e a criatividade humana para conseguir alcançar soluções.  Como podemos acompanhar no Estadão, o mercado apresenta uma previsão de crescimento em 2023 de 6,2%, uma de várias projeções que poderemos ver ao pesquisar nos sites de busca o assunto. Então fique tranquilo que você está no caminho certo, se pretende migrar sua carreira, ou começar pela tecnologia a sua vida profissional, vou te mostrar um pouco de como é o dia a dia desse profissional.
     

    Responsabilidades 

    Por responsabilidade o desenvolvedor tem que transformar uma ideia em um software que traga os resultados esperados. Atualmente, temos skills (habilidades) pré definidas, que dizem os papéis do desenvolvedor na equipe, que podem ser frontend, responsável pela parte visual do software, que irá interagir diretamente com o usuário, backend, responsável pela criação de API’s e detentor das regras de negócio, que irão dizer se tal informação pode ou não ser gravada no banco de dados, e aí temos outro papel, o DBA (database administrator), responsável por gerar o banco de dados e configurar sua performance para o tipo de produto que está se trabalhando. Temos também, em algumas equipes o QA (Quality Assurance), responsável pelos testes funcionais do produto e se o proposto atende ao que foi entregue,  

    Existem empresas que, por mais que tenham essa divisão de papéis, preferem profissionais fullstack, ou seja, que conseguem atender bem em qualquer papel que a empresa precise. Existem papéis que exigem, também, esse leque de conhecimentos multidisciplinares, como arquiteto de soluções, por exemplo, que conhece todo o processo de desenvolvimento de software e possui alguns anos de experiência na produção de um software. 

    Porém de forma geral, produzimos código que se tornam comandos ou instruções para um computador, que irão ser traduzidos em linguagem de máquina e irão gerar o fluxo de funcionamento esperado, através de um software com o qual um usuário irá interagir.
     

    Áreas de atuação 

    Existem 3 vertentes comuns o qual o desenvolvedor poderá optar por atuar: 

    • Mobile, responsável por desenvolver aplicações de software para funcionar em dispositivos móveis. Aqui atuam o papel de frontend e o QA, o backend poderá ser utilizado por outras áreas. 
    • Web, nesse caso a aplicação irá funcionar em um navegador web, que poderá ser executado tanto em um computador convencional, notebook, celular ou qualquer dispositivo com acesso a internet que possua um navegador. 
    • Desktop, neste caso, envolve uma aplicação que será instalada localmente, sem a utilização de internet, somente a rede local da empresa. Neste cenário, é totalmente dependente do sistema operacional para o qual ele foi desenvolvido. 

    Seu dia a dia 

     

    No início da semana, levando em consideração o desenvolvimento Ágil, teremos uma reunião com toda a equipe juntamente com o Team Lead e o Product owner (saiba mais) para definir quais serão as tarefas a serem desenvolvidas durante o ciclo de desenvolvimento, que pode ser de uma semana ou quinze dias.  

    Nunca muito longo para que se possa ter resultados funcionais em um curto prazo ao cliente. Esse período deve ser definido pelo time de desenvolvimento. As tarefas (issues) não devem passar do tempo do ciclo, com algumas exceções, porém não é o ideal. É claro que esse ‘feeling’ de adequar as tarefas e o tempo de conclusão são coisas que vão se ajustando conforme a equipe vai se entrosando e conhecendo o produto e as ferramentas que possui. 

    Diariamente, temos reuniões curtas de alinhamento do trabalho, sendo que cada desenvolvedor deverá reportar o status de sua tarefa e previsão de conclusão. Impeditivos devem ser discutidos em outro momento, previamente alinhado com o product owner durante o dia, ou até marcado durante a reunião diária, mas nunca nela. 

    Após o desenvolvimento da sua tarefa, devem ser realizados os testes unitários (saiba mais) e teste de funcionalidade, para ver se realmente atende a solicitação. Após esses testes iniciais deve-se então encaminhar para os testes de qualidade realizados pelo QA. E por último teremos o teste do Product Owner antes de colocar em produção para teste pelo cliente. Esse teste do P.O. é realizado no fim do ciclo, quando todas as tarefas definidas para essa etapa estiverem concluídas.  

    Outro ponto importante a ser colocado está na gestão do repositório de código fonte, que pode ser o GIT, onde tudo que nós desenvolvemos deve ser disponibilizado no mínimo uma vez por dia, porém, recomenda-se que a cada alteração ou parte de funcionalidade pronto deve ser compartilhada. Sendo que a junção do que foi feito com o  produto final de software, o qual, está sendo desenvolvido ao completar a tarefa. 

     

    Principais competências do desenvolvedor  

     

    Não basta apenas ter a competências técnicas para ser um desenvolvedor pronto para o mercado de trabalho. Essas características chamamos de soft skills, além claro das hard skills esperadas pela empresa, que é experiência (que pode variar conforme o nível do cargo) e o conhecimento nas linguagens e ferramentas utilizadas pela empresa, trataremos melhor o assunto adiante. 

    Como principais soft skills temos: 

    • Comunicação eficiente, que condiz na capacidade de debater ideias e buscar pessoas certas para auxiliar na resolução de determinado problema,  
    • Resiliência, é a capacidade de superar os momentos de adversidade, muitas vezes recomeçando, demonstrando maturidade e força. Não é fácil, mas extremamente necessário no dia a dia, pois errar faz parte do processo. 
    •  Trabalho sob pressão, sempre se tem situações desafiadoras e inesperadas, como prazos apertados, bugs que precisam ser sanados o quanto antes, horas de sobreaviso. São situações que nos exigem equilíbrio emocional e a capacidade de entender que são exceções no dia a dia e não uma constante no trabalho. 
    • Aprendizado contínuo, um bom desenvolvedor é aquele que compreende que seus hard skills estão em constante evolução, e ele nunca saberá o suficiente, por isso a necessidade de estar sempre buscando as melhorias e atualizações disponibilizadas deve ser contínua. 
    • Relacionamento interpessoal, é extremamente importante que além da comunicação com os membros do time, é necessário se relacionar com outras equipes e até outros departamentos da empresa. Uma boa colaboração dentro do ambiente organizacional, ajudam a melhorar os resultados. 

    Existem várias outras soft skills que sugiro que faça uma pesquisa sobre o assunto e entenda melhor esse caminho.  

    Basicamente essas são características esperadas pelo programador durante a sua carreira, e que o acompanham durante toda a sua jornada, o que realmente muda é a experiência que será adquirida com o passar do tempo e com a profundidade que se dedicar ao aprendizado contínuo. Desejo boa sorte nessa sua jornada, até a próxima! 

A Fullture 

Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School! 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply