fbpx Skip to main content

Sabemos que o mundo está cada vez mais diversificado. Mas como fica o papel da Tecnologia nisso tudo? Vamos descobrir?

A inteligência artificial já tem ajudado a corrigir práticas de contratação distorcidas, promovendo a inclusão de trabalhadores, mas ainda podemos ir além.

Já se sabe que a diversidade nas empresas traz benefícios em diversas esferas, que vai desde a imagem institucional até a produtividade e a inovação. Isso porque pessoas diferentes costumam ter pontos de vista distintos e colaboram para um ambiente mais aberto e acolhedor.

Apesar de diversas organizações terem começado a adotar um discurso de inclusão como forma de se promover, a diversidade traz diversos benefícios que vão muito além da imagem institucional.

A diversidade no local de trabalho significa a inclusão de todos os indivíduos em uma empresa, independentemente de sexo, religião, etnia, raça, idade, orientação sexual e aptidão física ou mental.

Um relatório realizado pela McKinsey, empresa de consultoria de gestão, apontou que as equipes executivas com diversidade de gênero obtiveram resultados lucrativos em todas as áreas. Além disso, um estudo da Morgan Stanley, empresa global de serviços financeiros, constatou, em 2016, que as empresas com maior diversidade de gênero obtiveram retornos melhores do que aquelas menos diversas.

Não apenas isso, mas a diversidade no ambiente de trabalho pode trazer uma variedade de soft skills altamente valorizadas no mercado atual, como colaboração, comunicação, inovação e pensamento criativo, além de experiências únicas para seus trabalhadores.

Além do mais, por trazer um olhar diferente para dentro da organização e permitir que ela tenha uma discussão mais plural sobre desenvolvimento de determinado produto, esse leque mais amplo de funcionários permite que os anseios dos clientes, que também são plurais, sejam mais bem compreendidos.

O papel da tecnologia

Pensando nisso, a tecnologia tem trazido recursos para auxiliar nesse esforço coletivo de tornar as empresas mais diversificadas.

Entre as soluções, é possível destacar algumas como as baseadas em inteligência artificial, que propõe ajudar os empregadores desde a etapa de recrutamento, identificando preconceitos nas descrições de cargos e recomendando frases e palavras para criar descrições de cargos mais inclusivas.

Essas plataformas de contratação também podem ser treinadas e possuem ferramentas projetadas para realizar avaliações objetivas de habilidades, competências e talentos, ignorando fatores demográficos como sexo, raça, idade, orientação sexual, religião ou deficiência como parâmetros de rastreamento.

Contudo, a diversidade dentro de uma empresa vai além da contratação: é preciso também um olhar para o ambiente de trabalho.

O trabalho de inclusão deve continuar mesmo após as contratações, focando em fatores como a acessibilidade no dia a dia, além de análises regulares sobre remuneração e benefícios, para combater disparidades salariais em toda a força de trabalho.

A tecnologia pode auxiliar em um sistema de gestão que realize o comparativo de remunerações e benefícios e que deixe quaisquer discrepâncias bem visíveis. Também é possível olhar para dados durante a análise, tanto internos quanto externos.

Outro ponto importante diz respeito a acessibilidade nas empresas. Diversas tecnologias já vêm ajudando a vida de pessoas com deficiência (PCD) e elas podem ser aplicadas nas empresas para torná-las mais acessíveis.

Desde à estrutura do escritório até softwares mais acessíveis, como leitores de tela para pessoas com deficiência visual, são muitas as possiblidades que possibilitam as empresas de contratarem PCDs, de forma responsável, sustentável e que promova um espaço efetivamente confortável para que o colaborador trabalhe e alcance todo seu potencial.

Diversidade e inclusão

Os impactos das tecnologias de Diversidade e Inclusão no mercado de trabalho são diversos e a crescente importância que esses softwares têm ganhado demostra isso.

Existem diversas tecnologias com propositivos diferentes, e muitas podem ser adaptadas para ajudar na diversidade no mercado de trabalho.

Mas apesar da tecnologia ajudar muito, o primeiro passo é a intenção de mudar. Só então as ferramentas serão usadas da melhor forma, e os resultados serão positivos.

A Fullture 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply