O desenvolvedor full stack está entre as profissões mais aquecidas no mercado de TI, mas funções complexas do profissional geram dúvidas sobre por onde começar os estudos.
O que será que é preciso ter para se tornar um dev full stack especializado em Javascript?
Os caminhos são muitos, mas todos eles passam pelo mesmo percurso: o da prática e estudo constantes.
Listamos aqui o que não pode faltar na formação de um dev full stack de Javascript. Temos ferramentas e habilidades específicas para cada segmento de um dos trabalhos mais legais da área de TI, na linguagem que ainda é a mais popular do mercado de trabalho.
A) Conteúdo Básico
Aqui, não importa o estágio em que você esteja de aprendizado: todos nós precisamos passar pelos primeiros passos e ter a certeza de que cada etapa está sendo realizada com muito empenho e muita prática. Logo, as habilidades a seguir são tanto para aqueles que querem atuar como dev full stack com um foco mais voltado para back end (com a infraestrutura e os códigos por trás das aplicações utilizadas pelo usuário), como para aqueles que atuam como front end (ou seja, aqueles que atuam com a parte enxergada, ou utilizada, pelo usuário).
HTML:
A principal linguagem de marcação que, com o Javascript, pode levar à produção de sites e aplicativos incríveis.
CSS:
Utilizado para dar estilo aos elementos criados com o HTML, também é importante para a criação de sites e aplicativos.
Vanilla Js:
Formato puro do Javascript, sem frameworks – importante para compreender a linguagem de fato.
B) Conteúdo Front End
A seguir, comentamos um dos conhecimentos mais importantes para que o dev full stack também aprenda a desenvolver seu código para intervir, diretamente, na experiência do usuário (ou seja, na parte da “frente” das aplicações, como o nome sugere).
React
É uma das principais bibliotecas do Javascript. Com o react, é possível criar interfaces para usuários de forma simples e dinâmica. É uma porta de entrada muito importante para acelerar a curva de aprendizado do dev full stack em relação ao javascript, já que é uma biblioteca simples mas que também oferece muitas possibilidades para desenvolver o código com a linguagem em que ela foi criada.
C) Conteúdo Back End
E, por fim, selecionamos o que consideramos mais importante para os primeiros estudos como dev full stack, focado em back-end, ou seja, na parte de trás das aplicações utilizadas pelo usuário.
Node Js:
Ambiente de execução do Javascript server-side, ou seja, para o servidor, facilita o trabalho do dev full stack para a criação de estruturas aplicações, sem a necessidade de um browser.
Quer saber mais? Ou não sabe como pôr em prática nossas dicas?
Não se preocupe!
A seleção que que apresentamos aqui faz parte da nossa formação completa em Dev Full Stack.
Entre em contato com nossos representantes para saber mais!