fbpx Skip to main content

Esses termos costumam confundir bastante os iniciantes. Você sabe quais são as diferenças?

Se você que está começando na área de programação e pretende se desenvolver nessa carreira do futuro, é importante conhecer e dominar todos os recursos disponíveis para o trabalho, inclusive se familiarizar com os termos e conceitos utilizados no mercado. 

Por isso, hoje trouxemos 3 conceitos básicos que são muito importantes para a área de desenvolvimento e programação, mas que muitas vezes acabam sendo confundidos: Biblioteca, Framework e API. 

Você sabe quais são as diferenças? Continua lendo para entender! 

Biblioteca 

Esse é um dos recursos mais usados no universo da programação, e alguns profissionais acabam não se dando conta do quanto o utilizam no dia a dia.  

A ideia é que a biblioteca seja um lugar para compartilhar soluções por meio de funções e métodos. 

Ou seja, para aplicar alguma função específica no seu código, você não precisa criar do zero uma “fórmula”, é só visitar uma biblioteca e reutilizar uma função já criada por um outro programador.  

Simples, né? 

 API

Podemos dizer que API é uma interface que orienta determinado programador quanto ao acesso a comandos, funções, protocolos ou objetos de um software ou plataforma.  

De modo geral, ela permite que o profissional utilize funcionalidades de aplicações já existentes no desenvolvimento do projeto, facilitando também a comunicação, integração e interoperação entre as aplicações.  

A maior vantagem de utilizar API é que ela facilita a utilização de bibliotecas externas no software, onde cada programador pode desenvolver seu código da forma que quiser. 

 Framework

Podemos dizer que é um conjunto de códigos abstratos e/ou genéricos que unem códigos com recursos semelhantes, ou seja, isso está ligado à arquitetura do seu software. 

De forma geral, é uma estrutura real ou conceitual, que funciona como um suporte ou guia para a construção de um produto, em que ele herdará as características da estrutura, implementando o produto final. 

 

A Fullture

E sabia que a Fullture pode te ajudar a construir a sua carreira como um desenvolvedor full stack? 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja entrar para o mercado de trabalho e está buscando vagas na área de tecnologia, principalmente relacionadas ao desenvolvimento de software. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou?

SAIBA MAIS

Leave a Reply