Se você é um desenvolvedor de software, você já deve ter ouvido falar em bibliotecas e frameworks. Mas você sabe quais são as diferenças e qual a melhor opção para cada projeto?
Confundir biblioteca e framework é algo mais comum do que você imagina. Entretanto, é muito importante saber a diferença e as características de cada um deles.
Se essa dúvida também é sua, vem com a gente ler este artigo que preparamos para você!
O que é uma biblioteca?
É um conjunto de funções, métodos e classes que são utilizadas para desenvolver projetos. Elas auxiliam os desenvolvedores a realizar tarefas específicas, como manipular arquivos, criar interfaces gráficas, banco de dados, etc. As bibliotecas são criadas por outros desenvolvedores e disponibilizadas para o uso de todos.
Elas são responsáveis por otimizar tempo e esforços na programação. Por exemplo, você não precisará escrever códigos do zero, você pode usar uma biblioteca que já tenha o que você está buscando. Porém, as bibliotecas não fazem tudo. Você precisa escrever o código que usa as funções dela e fazer a integração no seu projeto.
O que é um Framework?
É um conjunto de ferramentas e recursos que auxiliam os desenvolvedores a criarem um projeto do zero. Eles oferecem estruturas para o desenvolvimento de softwares.
Utilizar um framework pode garantir que seu projeto tenha as melhores práticas de programação. Como consequência, seus códigos serão mais limpos e organizados, além de poder otimizar os processos de desenvolvimento. No Em contrapartida, aprender frameworks é um pouco mais dificil e requer maiores habilidades.
Diferenças entre bibliotecas e frameworks
Podemos pontuar que as bibliotecas são usadas para realizar tarefas específicas, são ferramentas que ajudam a construir um projeto e os frameworks oferecem estrutura para desenvolver um projeto por completo.
As bibliotecas são usadas como ferramentas para ajudar a construir o projeto, enquanto os frameworks são usados como um esqueleto para o projeto.
Além disso, as bibliotecas são mais fáceis utilizar. Os frameworks são mais complexos e exigem um nível mais alto de conhecimento em programação.
Você deve estar se perguntando qual escolher, não é mesmo? Depende do seu objetivo! Se você quer rapidez, agilidade e algo mais simples e facil para uma tarefa específica, a biblioteca é a melhor opção. Se você quer startar um projeto do zero o framework vai ser a melhor escolha!
Gostou deste conteúdo? Não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os nossos artigos!
Que tal aproveitar e conferir nosso artigo sobre Diferenças entre Programador e Desenvolvedor?
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/