fbpx Skip to main content

Muitos sites ainda não possuem recursos de acessibilidade. Por isso, ter um HTML acessível é fundamental para que todos tenham uma boa experiência ao acessar uma página. Isso faz com que haja a inclusão de pessoas com deficiência na internet.

Antes de falarmos sobre quais acessibilidades podemos trabalhar dentro do HTML, vamos entender o por que ela é tão importante e o porquê devemos nos preocupar tanto com isso. 

Primeiramente, o grande objetivo é poder incluir todos os usuários para uma navegação clara e compreensível.   

Você sabia que a acessibilidade também é um dos fatores obrigatórios para que haja um bom ranqueamento de suas páginas na internet?  

Além disso, existe um decreto federal de 2004 n° 5.296 que obriga sites no Brasil a terem acessibilidade. 

Mas então, como deixar um site acessível para todos?  

Primeiro precisamos entender quais ferramentas as pessoas com deficiencia precisam para conseguirem acessar a internet. Leitores de tela, tradutores em Libras, outras não conseguem utilizar o mouse e navegam através do teclado… estamos falando sobre todos os tipos de deficiência.  

Vamos entender agora o que podemos fazer em nosso HTML para deixá-lo acessível para todos?  

Descrição de imagens 

Pessoas com deficiência visual precisam de textos explicativos quando se há uma imagem na página. Isso porque os leitores de tela são responsáveis por descrever a imagem para que o usuário possa entender e interpretar o contexto do site. O texto precisa ser claro e o mais explicativo possível.  

Hierarquia de cabeçalhos 

O usuário precisa ter a opção de navegar em uma página através de seu cabeçalho da página. Por isso, seu site precisa estar bem estruturado, para que ele possa sair de um título principal, um H1, por exemplo, e poder acessar  o próximo título hierárquico, ou os subtítulos dele. 

Além disso, um site que possui uma boa estrutura também é bem ranqueado pelo Google.  

Links e atalhos para a navegação 

Neste caso, vamos falar sobre pessoas que possuem a mobilidade reduzida. Caso o usuário não use o mouse, os links da sua página precisam ser utilizados de forma lógica, e que façam sentido. Essas pessoas vão utilizar softwares auxiliares ou atalhos do teclado, como por exemplo a tecla TAB para navegar através dos links de uma página. 

Idioma da página 

É comum que os Devs não deem atenção para o idioma de uma página. Entretanto, quando se starta um projeto novo, é fundamental dizer aos navegadores qual é o idioma de origem daquela página. Isso faz com que haja identificação da página, se ela precisará de tradução e também auxilia usuários que precisam de libras.  

 

É muito importante, principalmente no começo de uma carreira de Desenvolvedor, que o profissional se atente a questões de acessibilidade. Não só pelo ranqueamento de seu site, mas principalmente para poder possibilitar a inclusão de todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.  

Se podemos proporcionar uma boa experiência a nossos usuários, por que não fazer, não é mesmo? (:  

A Fullture 

Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School! 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply