Por mais que grandes mulheres tenham feito grandes marcos no mundo da Tecnologia, ainda falta muito quando o assunto é a inclusão deles nesse mercado tão masculino!
Que as mulheres tiveram e tem papéis incríveis e fundamentais para o desenvolvimento da Tecnologia, isso é fato! Porém, ainda existem alguns pontos que dificultam a inserção delas no mercado Tech. Vamos falar um pouco sobre isso?
Voltando em 1843, Ada Lovelace foi a primeira a criar o primeiro programa de computador! Desde então, cada vez mais as mulheres tem papéis importantíssimos quando o assunto é Tecnologia!
Inclusive, temos um conteúdo incrível sobre a contribuição das mulheres para o mundo Tech.
Grandes nomes de mulheres no mundo Tech!
Infelizmente, mesmo com todos esses grandes avanços, ainda existe um grande buraco entre o reconhecimento e a competência inquestionável das mulheres nas áreas da Tecncologia, que são a minoria neste mercado.
Segundo uma pesquisa do CAGED, mesmo com o aumento de vagas e necessidade de mercado em contratação de profissionais do mercado Tech, 83,3% do mercado é composto por homens. As mulheres ocupam apenas 12,3% dos cargos de tecnologia.
Isso engloba diversos fatores, que vão desde a igualdade salarial entre homens e mulheres e o machismo que muitas vezes acaba limitando as oportunidades. Ou seja, a atuação da mulher nessa área necessita muito mais visibilidade.
Vamos falar um pouco mais sobre esse preconceito com a mulher no mercado Tech
Mesmo tendo feito parte de momentos históricos da Tecnologia, ainda é difícil quebrar a barreira da atuação da mulher nessa área.
O papel e a habilidade de capacicitação da mulher está inserida em padrões criados pela sociedade, principalmente, pelos homens.
Graças a estereótipos culturais, a diferenciação de performance e atuação entre meninos e meninas surge já na escola, dentro do Ensino Fundamental.
Quando falamos em carreiras de ciências exatas, números, cálculos, contas, as meninas não são estimuladas à essas matérias dentro da escola, por exemplo. Isso consequentemente afeta o futuro tanto da pessoa, quanto do mercado, afinal, além do déficit de profissionais da área, ainda existe o preconceito da não contratação por ser mulher.
É raro ver mulheres atuando em carreiras de engenharia, Tecnologia, Matemática e ciências exatas no geral, não é? Você conhece quantas que seguiram o caminho dos temidos números?
Podemos afirmar que os estereótipos criados entre os gêneros são os grandes responsáveis por limitar a atuação de um futuro profissional que poderia revolucionar a nossa história. Bastaria uma chance, uma oportunidade.
Vamos falar sobre as oportunidades?
Com o decorrer dos anos, estamos vendo algumas movimentações (que ainda são muito poucas) em relação a inserção da mulher no mercado Tech, e em outros mercados em que elas tiverem vontade e capacitação para atuar.
Mas ainda falta MUITO!
As empresas estão mais sim bem mais conscientes da importância de proporcionar oportunidades e cargos para as mulheres. A área Tech é uma boa oportunidade para as mulheres se destacarem, pois além de desenvolverem conhecimentos técnciso (hard-skills), as mulheres vem arrasando cada vez mais nas soft-skills, (habilidades comportamentais). Isso que são chamadas de sexo frágil, ein? Não sei onde! As mulheres estão cada vez mais mostrando seu lugar no mercado, independente do setor!
A Fullture
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/