fbpx Skip to main content

Aprender técnicas que ajudam a focar nos estudos pode te fazer procrastinar menos

A Técnica Pomodoro é conhecida por ajudar diversas pessoas a focarem em seus estudos e manter a produtividade alta, com pausar importantes para descansar .

 

Se você costuma procrastinar muito e perder o foco na hora dos estudos ou até para realizar as suas tarefas, saiba que isso é bem comum.  

Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar e, por isso, acabam perdendo muito tempo para começar e finalizar suas atividades, mas existem técnicas que podem te ajudar a resolver esse problema. 

A técnica Pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos ou no trabalho. 

Ela possibilita saber não apenas a quantidade de atividades que são realizadas em um certo tempo, como também a qualidade, além de permitir identificar o que está atrapalhando a realização das tarefas. 

Vem entender como você pode usar essa técnica para melhorar sua concentração nos estudos ou durante o trabalho! 

Como funciona ?

O método é simples e tem duração de 2 horas, e tudo o que você precisa é: 

  • Um timer ou despertador 
  • Algo para escrever as atividades a serem realizadas. 

Ele consiste em realizar uma atividade por 25 minutos e, quando esse tempo acabar, descansar por 5 minutos, assim sucessivamente até completar as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos. 

O conceito do Pomodoro é estudar ou executar uma tarefa por, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, você deve parar e descansar 5 minutos. 

Descansando da melhor forma

Durante os descansos, é interessante não fazer nada que demande muito esforço mental. 

Caso contrário, sua mente não será capaz de reorganizar e absorver o que você aprendeu, e como resultado, você não conseguirá de dar o seu melhor esforço ao próximo Pomodoro. 

Nesse intervalo, você pode comer, beber água, ver televisão, fazer um alongamento, entrar nas redes sociais ou apenas relaxar da forma que achar melhor. 

O que fazer com as interrupções?

Se acontecer uma interrupção, seja interna (causada por você mesmo) ou externa (causada por alguém ou algo), escreva uma apóstrofe ao lado da atividade. 

Faça isso toda vez que acontecer uma interrupção, assim você consegue descobrir o que tira sua concentração e foco. 

Leave a Reply