Falar em programação é falar em banco de dados! Vamos aprender um pouco sobre a importância dessa grande área?
Cada sistema operacional possui seus pontos fortes, além de recursos e compatibilidade com certos tipos de hardware mais especializados.
Mas quando se fala em qual deles é o melhor para se trabalhar com programação, não existe um consenso. Isso porque não se tem apenas um tipo de programação.
Um banco de dados é simplesmente um conjunto de dados, como uma planilha com uma lista de clientes, por exemplo, mas é extremamente importante para o desenvolvimento web.
Ele deve reunir informações de maneira organizada, consistente, protegida e acessível em tempo hábil, e é aqui que entra o conceito de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).
Um SGBD é uma estrutura de software que permite que dados sejam armazenados, organizados, protegidos, atualizados, acrescentados, excluídos e acessados sempre que necessário, devendo corresponder à demanda que a aplicação que o utiliza exige.
Então, os bancos de dados, além de armazenarem informações, também facilitam o gerenciamento e compreensão dos dados.
Além disso, a importância do banco de dados depende, em partes, de qual tipo de website se utiliza: estáticos e dinâmicos.
O site estático não muda toda vez o navegador carrega uma página e as únicas alterações ocorrem quando o usuário carrega uma nova página ou quando o administrador carrega outra página no navegador da web.
Porém, os sites dinâmicos mudam toda vez que são carregadas, como quando um usuário clica em uma imagem ou texto. Carrinhos de compras, páginas iniciais personalizadas e funcionalidades de pesquisa avançada são alguns exemplos de aplicações de sites dinâmicos.
Como o desenvolvimento de banco de dados é o processo de criação de um site cujo conteúdo não está em arquivos do servidor, mas em colunas e tabelas, um site que armazena dados no sistema de arquivos é um site estático, enquanto um site baseado em banco de dados é, na maioria das vezes, um site dinâmico.
Muitas pessoas, principalmente aquelas em transição de carreira, se perguntam se existe idade para iniciar na programação, acreditando isso possa ser um empecilho. Mas saiba que não há idade para aprender a programar.
Será fácil entrar na carreira de desenvolvedor com mais idade? Talvez não, mas com certeza é possível!
Claro que uma pessoa mais nova talvez tenha mais tempo para começar a estudar programação, pois muitas vezes elas têm menos obrigações, enquanto uma pessoa mais velha já possui certos compromissos que talvez atrasem um pouco os estudos.
Mas uma pessoa mais velha, que quer fazer uma transição de carreira, também é mais focada, com a certeza do que quer para a sua carreira, tem mais concentração e objetivo e pode aprender a programar do zero em menos de um ano.
Mas e o mercado?
Bom, as empresas de tecnologia geralmente contratam por competência, sem ligar para a idade.
Obvio que dependerá do perfil de cada empresa, mas pessoas mais velhas não costumam querer buscar novas oportunidades a todo tempo e ficar pouco tempo na empresa como os mais jovens, e isso acaba sendo um atrativo.
A verdade é que o mercado de tecnologia precisa de todos!
Aprenda a programar com a Fullture

Você sabia que a Fullture pode ser a ajuda que você precisa neste momento de transição de carreira?
O nosso curso de Desenvolvedor Full Stack é perfeito para quem deseja realizar essa transição de carreira e está buscando vagas na área de tecnologia, principalmente relacionadas ao desenvolvimento de software.
Um curso de programação completo, totalmente online, para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
A Fullture
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/