fbpx Skip to main content

É transição de carreira que você quer? A área da Tecnologia espera por você! Saiba como fazer essa transição de forma segura e tenha uma carreira de sucesso!

Confira algumas dicas de como passar por essa transição da forma mais tranquila possível

Um relatório divulgado pela Brasscom no ano passado estimou que as empresas brasileiras vão demandar, até 2025, quase 800 mil profissionais de tecnologia. E com esse aquecimento do setor, diversos profissionais estão planejando transições de carreira para ocupar essas vagas.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo RH EDC Group revelou que 53% dos brasileiros desejam mudar de área de atuação. E exatamente a área de tecnologia é a mais buscada por esses profissionais.

E com a área de tecnologia tão em alta, os talentos são disputados pelas empresas ao mesmo tempo em que sobram vagas, pois faltam profissionais qualificados para preenchê-las.

Mas ainda que escolher uma nova carreira para o seu futuro e realizar uma transição signifique um mundo de novas possibilidades para muitas pessoas, essa pode ser um decisão muito difícil e o processo deve ser feito com cuidado e dedicação para garantir que ele resulte em sucesso.

Por isso, viemos te dar algumas dicas de como passar por esse processo de transição da melhor forma para que você possa aproveitar as oportunidades que o setor de tecnologia pode proporcionar.

Estágios da transição

Uma transição de carreira costuma passar por diversos estágios antes de se concretizar. Primeiro, é importante pesquisar sobre a área de interesse. Esse é o momento em que você observa o mercado para enxergar possíveis caminhos para sua transição.

Além disso, aqui é importante tentar identificar se a área realmente tem a ver com você. Afinal, não é porque faltam profissionais de tecnologia que a área, necessariamente, vai ser perfeita para você. Fazer uma transição de carreira no impulso pode ser um grande erro.

Então, procure estudar sobre possibilidades de carreira em tecnologia, conversar com pessoas que trabalham na área e entender como realmente é o dia a dia de trabalho. Isso evita possíveis frustrações futuras.

A próxima etapa é se planejar. Agora é preciso estruturar os passos que você precisa dar para fazer a transição da forma mais tranquila possível. E isso inclui, também, definir com o que você gostaria de trabalhar.

A área de tecnologia abrange muito mais do que apenas a programação. E é claro que existem vários cargos de tecnologia que exigem que você entenda de programação, mas muitos outros não. Vale entender se programar é realmente o que você gostaria de fazer e, se sim, definir qual linguagem você quer aprender.

Também é importante não se esquecer que um planejamento de transição de carreira bem feito e estruturado inclui metas bem definidas e prazos estabelecidos. Então tire as suas ideias do papel e faça um cronograma de curto, médio e longo prazos.

Outro ponto a se considerar no planejamento é identificar e avaliar os potenciais riscos, verificando o que pode impedir você de chegar ao seu objetivo e se preparar para contornar todos eles. Então, por exemplo, se você já está em um emprego fixo, pense em como vai acrescentar a rotina de estudos ao seu dia a dia.

E por fim, o planejamento financeiro. Afinal, muitos dos profissionais que mudam de carreira passam a receber salários inferiores àquele com o qual estavam acostumados, então se planejar financeiramente para esse momento é indispensável para garantir o sucesso dessa transição.

Até para evitar passar por algum “perrengue” e desistir da transição no meio do caminho. Portanto, tenha economias separadas para passar por um possível momento de incertezas e desafios.

O próximo estágio de uma transição de carreira é o da qualificação profissional. Agora que você já sabe o que você quer fazer e qual área seguir, é hora de começa a colocar seu plano em prática, investindo em conhecimento e buscando competências técnicas ou comportamentais necessárias para mudar de carreira.

Essa é uma área extremamente técnica e em que tudo muda o tempo todo. Portanto, aprender e se manter atualizado são dois desafios constantes. Por isso, é interessante buscar por cursos e realizar projetos para que você possa treinar o que estiver aprendendo, afinal, para a área, a prática é fundamental.

A qualificação profissional é um passo fundamental e de extrema importância para realizar uma transição de carreira bem sucedida, e a dedicação aos estudos, seja realizando cursos ou estudando por conta própria, também é indispensável.

Se você quer realizar um transição de carreira e entrar o mais breve possível no mercado de trabalho, tente focar em cursos online e que tenham duração rápida. Mas não se esqueça que esses cursos precisam contar com conteúdos estruturados e abordar tanto a teoria quanto a prática.

Afinal, um bom profissional é aquele que tem conhecimentos teóricos, mas também sabe aplicá-los bem na prática.

Por fim, não se esqueça que não existe o “momento certo” para começar, já que você provavelmente nunca se sentirá totalmente pronto para isso. O importante é dar o primeiro passo.

Além disso, ignore falas como “você irá perder tudo que conquistou”, pois suas competências e experiências em outra área podem ser grandes diferenciais na sua nova carreira. Além do que, conhecimento, ninguém pode tirar de você.

Como a Fullture pode te ajudar a dar o primeiro passo

E se você está buscando uma rápida inserção no mercado de trabalho, sabia que a Fullture pode te ajudar?

Com a Fullture, você pode realizar uma transição de carreira de forma rápida, com um curso completo, 100% online e prático e que te prepara para o mercado de trabalho.

O curso Dev Full Stack da Fullture tem uma formação rápida, com duração aproximada de 10 meses, apoio de carreira, professores que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo e você ainda terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional!

Aqui você vai aprender a construir uma aplicação do zero, passando por todos os processos de desenvolvimento de um projeto e vai estar apto para atuar no Front-end, Back-end e Mobile.

Além disso, vamos te ensinar o Javascript, a linguagem de programação mais usada pelo mercado de tecnologia no mundo todo, HTML e CSS, algoritmos e lógica de programação e muito mais para que você possa sair da sala de aula um desenvolvedor completo!

A Fullture 

O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web. 

Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático! 

Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã. 

Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/ 

 

saiba mais:

SAIBA MAIS

Leave a Reply