O desenvolvimento de software é uma área em constante evolução e inovações. Com isso, surgiu a necessidade de profissionais capacitados para desenvolver tanto o front-end quanto o back-end de aplicações web.
Estes profissionais são chamados de Desenvolvedores Full stack.
O mercado da Programação é muito amplo e bastante exigente quando falamos em novas tecnologias, conhecimentos, carreiras e experiências. Os profissionais que atuam nessa área são realmente apaixonados pelo que fazem e por isso, precisam estar cada vez mais atualizados nas tendências e inovações do mercado.
Vamos entender o que é Full Stack?
Se traduzirmos a palavra Fullstack, em português ela significa “pilha completa”. Dentro da programação é a quantidade de informações reunidas que o programador consegue manipular no código ao desenvolver qualquer aplicação.
Na Programação Web essa pilha é dividida em 3: Front-end (parte do visual e da interação do usuário em um site ou aplicativo) e Back-end (armazenamento e processamento de informações no servidor). E ainda podemos incluir o Mobile!
Ser um desenvolvedor Full Stack exige que o Programador tenha conhecimento em diversas áreas da Tecnologia, como linguagens de programação, bancos de dados e servidores. A habilidade de trabalhar em todas as partes do desenvolvimento de um projeto, torna o processo mais eficiente e permite uma visão do projeto como um todo.
Como surgiu o “Full Stack”?
Em meados de 1980, desenvolver um sistema era a função de qualquer programador ou os chamados engenheiro de sistemas.
Na época não existiam separações ou termos específicos para esses profissionais, se eles soubessem codar, já eram considerados um fullstack.
A definição e a separação entre o Front- end e o Back-end surgiu em 2008. Dados de pesquisar do Google Trends aponta que as buscas por front-end, Back-end e Full Stack praticamente não existiam antes do ano de 2010.
O avanço das tecnologias e o aumento da demanda de profissionais explica o motivo dessa segmentação. Os processos precisam ser mais práticos e otimizados. Com isso, os programadores foram divididos em núcleos, os chamados Stacks.
Vale a pena ser um profissional Full Stack?
Vale e muito! É importante você, como Programador, desenvolver e adquirir conhecimento de todas as áreas da Programação. Isso fará com que você seja um profissional completo. Por mais que você não seja especialista em todas as áreas, é importante ter um conhecimento geral. Isso fará com que você tenha grandes diferenciais.
A programação Fullstack é uma tendência no mercado de trabalho que vem crescendo cada vez mais. Você sabia que são abertas mais de 159 mil vagas por ano no mercado Tech e que não existem profissionais qualificados para ocupá-las?
Se você quer ser um desses profissionais super valorizados no mercado da Tecnologia, conheça nosso curso de Dev-Full-Stack e torne-se um profissional do futuro!
Clique aqui e aproveite para ler nosso blog que fala um pouco sobre as áreas da Programação!
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/