O mercado de tecnologia está em constante evolução e por isso, programadores, desenvolvedores e profissionais de TI estão sendo cada vez mais valorizados. Se você está pensando em ingressar nessa área, é fundamental ter conhecimento das principais linguagens de programação que estão entre as mais bem pagas no mercado.
Vamos entender, primeiramente, o termo LTPS. Polissilício de baixa temperatura é a tecnologia encontrada nas telas dos celulares, tablets, monitores e notebooks!
Ela é responsável por proporcionar e produzir as imagens de alta resolução que tanto buscamos, além das taxas de atualização serem mais rápidas. Ela pode ser aplicada a displays LCD ou OLED de matriz ativa.
Já o LTPO (óxido policristalino de baixa temperatura) reduz c onsumo de energia quando o transistor é ligado ou desligado. Essa redução é de até 15% em relação ao LTPS e ele permite ajustar dinamicamente a taxa de atualização da tela com menos gasto de bateria.
Como surgiu o LTPS e LTPO
Nos anos de 1980, alguns cientistas fizeram um experimento de cristalizar um material chamado silício amorfo (a-Si) em baixas temperaturas. Nasceu então a tecnologia LTPS. Nos anos seguintes, essa técnica passou a ser utilizada em transistores de película fina, os TFTs, de telas LCD para eletrônicos portáteis, como por exemplo as câmeras digitais da marca Sony.
Em 2010, o uso do LTPS cresceu com o uso em painéis de alta densidade de pixels em aparelhos de marcas como LG, Samsung e Apple. Nos dias atuais, essa tecnologia está perdendo espaço para o LTPO (óxido policristalino de baixa temperatura), que nada mais é do que uma evolução do LTPS que gasta menos energia e permite as taxas de atualização com diversas variáveis.
Principais diferenças, vantagens e desvantagens entre LTPO e LTPS
LTPS:
- (+) Menos consumo de energia: Comparado ao sistema anterior a-SI, (silício amorfo), o LTPS possui maior mobilidade de elétrons, o que resultou no menor consumo de energia, aumentando a duração da bateria dos dispositivos;
- (+) Maior densidade de pixels: A tecnologia da LTPS foi capaz de produzir transistores menores e mais densos, o que resulta na melhor resolução das imagens;
- (+) Maiores taxas de atualização: As telas LTPS aguentam taxas de atualização altas, o que facilita e torna positivo para os chamados celulares gamers;
- (-) Aparelhos mais caros: A produção e a fabricação de uma tela LTPS é complexa e por isso, os aparelhos possuem um custo mais alto em comparação aos outros utilizados no a-SI, por exemplo.
- (-) Escala limitada: O LTPS possui uma produção menos eficientes grandes tamanhos. Isso os torna mais restrito a dispositivos portáteis;
- (-) Fuga de corrente: O LTPS sofre com o vazamento de corrente elétrica, o que permite que a tecnologia LTPO seja mais eficiente.
LTPO
- (+) Consumo de energia reduzido: As telas LTPO são mais eficientes e foram desenvolvidas para preservar a vida útil das baterias, além de entregar maior autonomia para os dispositivos móveis;
- (+) Taxa de atualização variável: o LTPO é capaz de ajustar de forma automática sua taxa de atualização de acordo com o conteúdo exibido, além de reduzir o consumo de energia em momentos de menor uso do dispositivo;
- (+) Excelente para celulares gamers: O LTPO é uma boa escolha para os celulares gamers, pois eles possuem melhor controle de brilho e taxas de atualizações mais altas, o que proporciona uma ótima experiência de jogos;
- (-) Custo de fabricação mais alto: A tecnologia LTPO é mais cara, afinal, ela une o custo alto da fabricação do LTPS com o IGZO, (Óxido de zinco gálio índio é um material semicondutor, constituído por índio, gálio, zinco e oxigênio) o que torna os dispositivos menos acessíveis.
E você? Tem preferência por algum tipo específico de tela?
Aproveitando o assunto de Smartphones, que tal conferir nosso artigo sobre as novas mudanças do Iphone 15?
Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este! (:
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/