Diversos profissionais estão migrando para a área de tecnologia, mas quando saber se é a hora certa para realizar essa mudança?
O momento da escolha de uma carreira ou mesmo de transição para outra pode ser um grande passo na vida de qualquer pessoa e, com isso, é importante avaliar todas as possiblidades que a nova área escolhida pode oferecer.
E nos últimos anos, a área de tecnologia tem atraído a atenção de muitos profissionais, e com um cenário tão promissor, muitas pessoas enxergam a área de tecnologia como uma alternativa para uma oportunidade melhor de carreira.
Pensando nisso, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre a carreira na área de tecnologia e alguns motivos pela qual ela é tão procurada por diversos profissionais em momento de transição de carreira.
O que é uma carreira em tecnologia?
Uma carreira em tecnologia proporciona uma gama de oportunidades e possibilidades no mercado de trabalho. E essas as oportunidades aumentam cada vez mais devido à importância que a área de tecnologia vem tomando em empresas de diversos segmentos.
Ter uma qualificação na área de Tecnologia da Informação (TI) pode levar o profissional a diversas áreas como programação – que corresponde hoje a 40% das vagas de TI –, engenharia e desenvolvimento de software, cloud computing, analista de segurança e de sistemas, inteligência artificial, entre outros setores.
Assim, um único curso permite que o profissional seja capaz de trilhar diversas possibilidades ocupacionais, além de construir uma carreira sólida e ter grande crescimento profissional.
Confira 5 motivos para iniciar uma carreira em tecnologia
1) Mercado de trabalho em expansão
O mercado de trabalho na área de tecnologia é um dos setores que mais vem crescendo e desenvolvendo novas áreas e oportunidades para os profissionais.
Cada vez mais o mundo globalizado exige que o mercado de trabalho esteja em constante atualização, principalmente quando se trata da área de tecnologia. Há um grande investimento para manter as descobertas e facilidades tecnológicas sempre atualizadas.
Durante a pandemia, diversas empresas foram obrigadas a inovar e ampliar seus times de TI em pouco tempo para se adaptar e atender as demandas impostas pelo distanciamento social, até para se manterem competitivas no mercado.
Além disso, a tendência é de que as empresas, no mundo todo, continuem buscando por profissionais nesse segmento visando introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes e se adaptar ao mercado.
Por isso, as empresas necessitam se inserir constantemente nesse universo e, para isso, é fundamental o investimento em profissionais qualificados. É uma área que está em expansão e não possui índices de queda.
Um estudo da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, apontou que até 2025 haverá uma demanda de mais de 700 mil profissionais na área de tecnologia. Isso mostra que os profissionais dessa área são extremamente valorizados e como elas são profissões do futuro.
Porém, enquanto o mercado cresce exponencialmente, ele também sofre com um grande déficit de profissionais, já que apenas 53 mil pessoas se formam por ano na área, com uma demanda média anual de 159 mil profissionais de tecnologia.
E apesar da estimativa de que a demanda nas empresas chegue a 797 mil profissionais até 2025, o número de formandos é inferior essa demanda, que tem como projeção um déficit anual de 106 mil profissionais – 530 mil em cinco anos.
Assim, é possível perceber a solidez do mercado de tecnologias, além do espaço de crescimento que é proporcionado para quem deseja se tornar um profissional. Mas faltam profissionais qualificados.
2) Valorização do profissional e os altos salários
Ou seja, ainda que esse seja um mercado solido e que proporciona crescimento para quem trabalha na área, a falta de profissionais qualificados cria um alto índice de empregabilidade e um alto reconhecimento para quem estiver capacitado para preencher essas vagas.
Então, devido à grande visibilidade da carreira, os profissionais de tecnologia costumam ser bem remunerados, já que essa escassez de talentos de TI é um problema real que impacta, diretamente, no salário de programador. A equação é simples: para contratar os melhores talentos, as empresas precisam estar dispostas a oferecer salários mais competitivos.
O estudo da Brasscom também relevou que enquanto a média nacional de salários é de R$2.001, a remuneração média do setor de serviços de TI é de R$5.028 – variando entre as qualificações de cada profissional – ou seja, 2,5 vezes superior.
3) Oportunidades de carreira
Trabalhar com tecnologia não se resume apenas a programação. Além de possuir várias áreas de atuação, é uma carreira que possibilita grande crescimento profissional e a pessoa que busca uma carreira em tecnologia pode enfrentar uma ampla escolha de várias especialidades.
Inclusive, dentro da própria área de programação existem diversas atuações diferentes, como back-end, front-end e full stack.
Os especialistas em tecnologia trabalham em todas as esferas que as pessoas usam hoje em dia e a grande variedade de áreas de atuação dentro da tecnologia possibilita inúmeras oportunidades. Por isso as empresas estão cada vez mais à procura de profissionais capacitados para lidar com os desafios dela.
4) Trabalhar de qualquer lugar do mundo/ Flexibilidade de horário para trabalhar de qualquer lugar
Com a pandemia e o distanciamento social, as contratações para trabalhar remotamente se tornaram cada vez mais comuns, além da flexibilidade de horário, que já é uma realidade na área de tecnologia.
Com isso, as oportunidades ficam mais descentralizadas para atuação em qualquer lugar do país e até sem limite de fronteiras, no caso das colocações globais, por exemplo.
Isso abriu mais possibilidades de trabalho, inclusive a de prestar serviços para outros países e ganhar em moeda estrangeira. E trabalhar remotamente no exterior possui diversas vantagens. E com tantos benefícios, especialmente financeiros e logísticos, o mercado está em plena expansão.
Também é possível ser chamado para trabalhar para muitas empresas internacionais, obter uma boa oferta para trabalhar no exterior e se mudar para outro país. Todos os países do mundo precisam de bons funcionários em tecnologia.
5) Formação rápida, acessível e atuação sem diploma
A oportunidade de atuar na área de tecnologia sem a exigência de uma graduação é uma realidade em muitas empresas brasileiras, que estão seguindo essa tendência de contratação do mercado de trabalho mundial.
Os grandes centros de tecnologia dos Estados Unidos já adotam essa prática, pois ela permite um aumento no número de candidatos, que podem se destacar por habilidades-chave, como competências comportamentais.
E o mercado de tecnologia já oferece diversas opções de cursos rápidos, realizados em um ano ou até menos, voltados não apenas para o ensino teórico, mas também para o ensino prático. Além disso, o aprendizado online facilitou muito o acesso à educação, evitando despesas extras com o deslocamento e alimentação fora de casa.
Quer entrar para o mercado de tecnologia? A Fullture pode te ajudar!
Sabia que a Fullture pode te ajudar a realizar uma transição de carreira de forma rápida, com um curso completo, 100% online e prático e que te deixa preparado para o mercado de trabalho?
O curso Dev Full Stack da Fullture tem uma formação rápida, com duração aproximada de 10 meses, apoio de carreira, professores que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo e você ainda terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional!
Aqui você vai aprender a construir uma aplicação do zero, passando por todos os processos de desenvolvimento de um projeto e vai estar apto para atuar no Front-end, Back-end e Mobile.
Além disso, vamos te ensinar o Javascript, a linguagem de programação mais usada pelo mercado de tecnologia no mundo todo, HTML e CSS, algoritmos e lógica de programação e muito mais para que você possa sair da sala de aula um desenvolvedor completo!
Quer saber mais? É só acessar o link https://bit.ly/3pGrVaz
Se inscreva e venha se tornar o profissional que o mercado precisa!
A Fullture
Aprimore os seus conhecimentos em JavaScript com a Fullture School!
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja trabalhar com uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativo para a Web.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva! https://fullture.com/dev-full-stack-banner-blog/