Se você trabalha com tecnologia ou é apaixonado por esse universo, provavelmente, já ouviu falar do conceito de Internet das Coisas (IoT), que há algum tempo deixou de ser uma tendência, para fazer parte do dia a dia das pessoas e das empresas. Com isso, uma tecnologia vem surgindo para ampliar ainda mais o potencial da IoT: a Inteligência das Coisas!
Esse conceito nos faz entender a nova realidade que nos espera, em mais um passo rumo à transformação digital que o mundo está passando. A tecnologia prevê uma realidade no qual os dispositivos do dia a dia, não apenas tenham a capacidade de responder a estímulos e se comunicar, mas também desenvolvam uma inteligência capaz de entender o contexto e criar uma resposta para a situação, sem a interferência de terceiros.
Além disso, já é uma realidade conviver com dispositivos munidos de Inteligência Artificial (IA), mas aliada à IoT, a nova tecnologia é capaz de potencializar ainda mais os resultados, e permitir uma nova maneira de se comunicar e se relacionar com outras pessoas e objetos do nosso dia a dia.
O surgimento da nova tecnologia acaba sendo uma tendência natural da fusão da IA com a IoT, que evoluem dia a dia e caminham para um mundo automatizado. Assim como nasceu a IoT aplicada à dispositivos, a Inteligência das Coisas também é muito ampla, podendo servir para diferentes campos de estudos e inúmeras possibilidades de aplicabilidade.
O que esperar do futuro?
Um conceito não substitui o outro, portanto, a ideia é evoluir. Através da implementação de machine learning e aprendizados pré-programados, é possível tornar os dispositivos capacitados com IA e IoT, transformando-os em equipamentos capazes de tomar suas próprias decisões, sem a interferência de pessoas ou outras máquinas. Apesar de tudo isso, a única coisa que ainda temos certeza é que há muito para evoluir e, sem dúvidas, os dispositivos que conhecemos hoje já estarão muito mais avançados comparados ao que conhecemos hoje.