fbpx Skip to main content

Profissional vai encontrar as respostas certas dentro do grande volume de dados de uma empresa 

Profissões Fullturist – Arquiteto de soluções de Big Data  

Profissional vai encontrar as respostas certas dentro do grande volume de dados de uma empresa  

 

Diante de um grande conjunto de dados, é preciso traçar estratégias para buscar um elo entre as principais dores da empresa e todas as possibilidades que cientistas e engenheiros de dados identificam, mas muitas vezes encontram dificuldades para aplicá-los aos negócios. É quando pode entrar um profissional que saiba navegar por entre os dois lados do Date Science: o Arquiteto de Dados.  

A arquitetura Big Data foi projetada para lidar com processamento e análise de dados de tamanho ou complexidade grandes demais para sistemas de banco de dados tradicionais e, em geral, incluem os seguintes tipos de trabalho: 

– Processamento em lotes de fontes Big Data em repouso e em movimento, de forma separada; 

– Exploração interativa de Big Data; 

– Análise preditiva e machine learning. 

O Arquiteto de Big Data, portanto, vai tentar unir todas as pontas envolvidas em processos de Data Science, principalmente aquelas que estão diretamente ligada aos banco de dados  do projeto. 

Conexão é a palavra-chave do dia a dia do profissional, que a partir de uma análise rigorosa dos modelos e padrões encontrados nos bancos de dados, vai buscar uma arquitetura de dados que esteja em sintonia com os principais interesses do modelo de negócios da empresa.  

Entre as atividades que vão permitir um uso mais eficiente dos dados, o arquiteto de Big Data: 

  • Cria, ou identifica, qual é o melhor fluxo de dados para cada projeto, compreendendo quais são os setores da empresa que trazem conteúdo mais relevante para o banco de dados, e como eles devem ser gerenciados pelo cientista de dados e demais profissionais da equipe 
  • Realiza o design dos dados; 
  • Coordena a integração de estruturas de armazenamento, no caso de mudanças;
  • Realiza o gerenciamento dos processos
  • Traduz requisitos técnicos e de negócios.

Entre as habilidades que são necessárias para o Arquiteto de Dados, destacam-se noções avançadas de Arquitetura de Big Data, conhecendo as principais ferramentas, tais como Hadoop, Spark, Hive SQL, Apache, entre outros. Também é importante ter o domínio das principais plataformas cloud e de ETL – muito utilizado para a integração de dados.

Ao realizar toda a modelagem e gestão dos dados, o arquiteto de Big Data vai abrir caminhos para os cientistas de dados, que vão desenvolver as análises geradoras de insights para os negócios.  

Quanto ganha um Arquiteto de Big Data  

De acordo com a principais plataformas de remuneração, um arquiteto de Big Data ganha, em média, R$ 8 mil ao mês, salário que pode chegar a R$ 15 mil mensais em grandes empresas.  Um campo promissor, e que também está em busca de profissionais! 

Leave a Reply