Para entender o que é um Terminal, é preciso voltar um pouco no tempo, para a época em que os Sistemas Operacionais dos computadores não tinham uma interface gráfica, apenas a interface de texto.
Era através de um Terminal que, antigamente, acontecia a entrada de dados em um computador, que era composto apenas por um monitor e um teclado, ligados a outra máquina mais robusta onde os dados seriam processados.
A máquina conhecida como Terminal permita o acesso ao sistema dos computadores e suas funcionalidades, então para acessar um diretório de pastas atrás de algum arquivo, não se usava o mouse, mas sim comandos de texto digitados na tela.
Hoje em dia, o que chamamos de “Terminal” na verdade é um programa que simula essa máquina de antigamente.
Existem diversos programas que emulam um Terminal e, geralmente, os Sistemas Operacionais já vem nativamente com algum. Porém, isso não impede que o usuário instale e use outro de sua preferência.
Através do Terminal no Sistema Operacional é possível fazer tudo o que seria feito pela interface gráfica e até um pouco mais, como tarefas do dia a dia, que inclusive se tornam mais práticas e rápidas de se executar pelo Terminal quando o usuário já tem certo domínio dos comandos.
Para desenvolvedores, é importante conhecer ao menos o básico dos comandos de Terminal para o caso de ser necessário lidar com servidores, que dificilmente possuem uma interface gráfica.