Pesquisa revela preferência por código aberto entre profissionais do setor
Os softwares de código aberto, também conhecidos como Open Source, tornaram-se a principal referência do mercado. Ao menos são os que os dados indicam na pesquisa realizada por uma das maiores empresas de Open Source do mundo, a Red Hat. No levantamento, 90% dos líderes de TI entrevistados estão priorizando o uso de ferramentas de código aberto.
O relatório da empresa, 2021 State of Enterprise Open Source , divulgou os resultados nessa semana. Foram entrevistados 1250 líderes de TI de empresas distribuídas pelo mundo todo, e que não são, necessariamente, clientes dos produtos Open Source da Red Hat, de acordo com comunicado divulgado pela mesma empresa.
Além da quase unanimidade em relação ao uso de softwares de código aberto entre os entrevistados, a pesquisa coletou quais são os fatores que tornam o Open Source mais atraente comparado a softwares proprietários. 87% destacaram a segurança que sentem sobre processos e produtos de empresas de software em comparação aquelas que vendem produtos de código fechado.
E quais são as áreas que mais investem em softwares de código aberto? Dos entrevistados, destacam-se as áreas tecnológicas de rede, banco de dados e de segurança.
No entanto, o relatório também indica que ainda há desafios para uma adesão maior, pelas empresas, ao uso cotidiano de softwares open sucre: 42% dos entrevistados ainda estão inseguros sobre o suporte oferecido pelas tecnologias no formato, 35% ainda estão incertos sobre a segurança dos códigos e 35% relatam dificuldade dos seus times em trabalhar com códigos abertos.
O relatório completo está disponível aqui.