Threads são essenciais para o funcionamento de qualquer dispositivo que possua um processador. Vem entender por quê!
Threads, que em inglês significa “linhas”, são muito relevantes para o momento da escolha de suas CPUs, já que será decisivo para a finalidade de uso do seu computador.
Isso porque Thread em informática define o funcionamento de um processador. Ou seja, caso seu PC tenha apenas um thread, ele irá realizar apenas uma ação por vez, enquanto os processadores multithreads possibilitam a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo.
Threads e o processador
Um computador com processador dual-core, quad-core, hexa-core e assim por diante possui uma CPU com diversos núcleos independentes. Cada um deles são uma thread ou linha de execução e podem executar múltiplas tarefas independentes, uma vez que cada sequência de informações está em uma linha diferente.
A mudança entre uma thread e outra acontece de forma rápida, mas elas possuem vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens, temos a facilidade do desenvolvimento, já que permite elaborar e criar programas em módulos e experimentá-los isoladamente. Elas também não deixam o processo parado, pois quando uma delas está aguardando um determinado dispositivo de entrada ou saída, outra pode estar trabalhando.
Porém, o trabalho fica mais complexo devido a interação que ocorre entre elas. Uma única thread pode se autorresponder, sem que o processo seja duplicado. Ela pode, ainda, abandonar a CPU por não ser necessário ao continuar o processo do usuário.