Hacks simples no seu portfólio podem ajudar os desenvolvedores full stack a atrair a atenção de um mercado competitivo, mas que ao mesmo tempo está repleto de oportunidades
A nossa #dicadevfullstack de hoje é para quem quer ser visto: o dev full stack que tem talento de sobra, mas ainda não consegue se projetar como profissional da forma como gostaria.
Você está desenvolvendo seu portfólio, mas não sabe como começar?
A seguir, separamos dicas que são simples, mas que fazem toda a diferença para quem já quer começar com o pé direito no mercado de desenvolvedores full stack.
Cinco dicas para ter um portfólio atraente para as melhores vagas de desenvolvedor full stack:
Um portfólio é o principal cartão de visitas de um desenvolvedor. Ele precisa ser direto, organizado e, sobretudo, atraente a ponto de atrair os recrutadores das oportunidades que importam.
Muitas vezes, investir no portfólio pode levar você a ser procurado – ao invés de ser você a pessoa que procura!
Veja nossas dicas a seguir:
1) Simplicidade
Antes de pensar em apresentações desafiadoras, invista em pensar na trilha do seu website que vai levar o recrutador mais rápido para as suas habilidades, priorizando projetos que comunicam, de forma objetiva e simples, quais são seus pontos fortes.
2) Foco na experiência do usuário
Sim, até mesmo no portfólio! Se ele está sendo apresentado em formato de site, pense na navegabilidade do usuário – e que dessa vez é seu recrutador.
3) Aproveitamento da experiência escolar
Se está começando, não tenha medo de apresentar projetos desenvolvidos durante seu aprendizado. A dica, inclusive, já ajuda a você, se ainda está aprendendo, a planejar trabalhos que você teria orgulho de mostrar para uma empresa, mesmo se ainda não saíram do papel. Não deixe de citar se você recebeu alguma premiação ou ganhou algum concurso nos seus cursos de programação.
4) Um portfólio com sua personalidade.
Na seção sobre do portfólio, não tenha medo de mostrar quem você é. Encontre seu storytelling pessoal, apresentando os desafios que superou, o que, da sua personalidade, foi decisiva para chegar até onde você chegou.
5) Investimento em palavras-chave.
Como todo website, o seu portfólio pode ser melhor rankeado, basta pensar nas palavras-chave que você gostaria que estivessem associadas a sua carreira. Se você quer trabalhar com mobile, valorize as palavras Android e mobile nos textos em que conta as histórias do seu trabalho.