Pesquisas recentes mostram que sites podem deixar mais de 80% da audiência vulnerável a ataques virtuais
Um dos princípios básicos para qualquer site que você navega se manter seguro é manter o software atualizado. Acontece que essa não é uma prática tão comum! Um estudo realizado pela Institute for Internet Security da Westphalian University of Applied Sciences apontou que apenas 6% dos sites são executados com softwares totalmente atualizados.
Os pesquisadores também descobriram que a vulnerabilidade aumenta com o passar do tempo, porque alguns sites continuam adiando as atualizações. Eles concluíram que há chance de 95% de qualquer site que você visita estar vulnerável a ataques e que o software esteja cerca de 48 meses atrasados no patch recente.
Por outro lado, a verdade é que manter a atualização dessas tecnologias complexas não é tarefa tão fácil! Isso porque os sites combinam tecnologias diferentes e que estão em constante evolução, com diferentes ciclos de lançamento.
Acontece que caso não seja corrigido, mesmo que seja um único componente que se mantenha vulnerável, todo sistema pode ficar comprometido.
A razão é simples: podemos dizer que os sites são compostos por módulos diferentes que dependem uns dos outros. Se qualquer um desses módulos apresentam risco, pode prejudicar a segurança de todo aplicativo web – a depender da gravidade do ataque.
O relatório apontou que manter essas atualizações pode ser muito positivo, uma vez que o custo médio de um ataque cibernético custa, em média, U$ 2,6 milhões.
Então, é melhor prevenir do que remediar!