fbpx Skip to main content

Apesar de ser um conceito novo, esse tipo de plataforma vem ganhando muita popularidade

Arquitetura Serverless, ou apenas Serverless, é um modelo de execução onde o provedor de cloud é o responsável por executar pedaços de código com recursos que serão alocados dinamicamente e cobrando apenas pelos recursos usados para executar aquele código em específico. 

Se trata de um conceito relativamente novo, que ganhou popularidade devido aos serviços como AWS Lambda, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outros. 

Por que usar uma plataforma Serverless?

Sua principal proposta é permitir que as empresas de software criem e mantenham seus aplicativos web sem se preocupar com a infraestrutura em que esses aplicativos estão rodando. Os servidores ainda são usados nesse modelo, mas eles são abstraídos do desenvolvimento de aplicações. 

Utilizando uma plataforma Serverless, o time de desenvolvimento da software house não precisa gerenciar a infraestrutura de servidores, como provisionamento, capacidade de processamento, sistemas de armazenamento, atualização dos servidores, entre muitas outras configurações recorrentes: todas essas funções ficam a cargo do provedor cloud. 

Os desenvolvedores só precisam empacotar o código em contêineres para fazer a implementação, e esse código que será enviado ao provedor é geralmente escrito em forma de funções. Por conta disso, podemos ver a arquitetura Serverless ser referenciada como “Functions as a Service” (Funções como Serviço) ou “FaaS”. 

Leave a Reply