A inovação tecnológica está cada vez mais acelerada, com aparelhos e dispositivos mais e mais potentes.
Mas nem sempre foi assim e tecnologias que hoje não conseguimos nos imaginar sem, quase não faziam parte das nossas vidas alguns anos atrás ou eram completamente diferentes.
Abaixo você confere algumas das tecnologias que mais evoluíram nos últimos anos!
- Fotografia digital
As câmeras digitais já existem há anos, mas os aparelhos que usávamos 10 anos atrás não se comparam aos atuais.
E apesar da concorrência com as câmeras dos smartphones mais recentes, a câmera digital não teve o mesmo fim que as analógicas.
As câmeras digitais têm evoluído cada vez mais e hoje uma de nível profissional ainda supera o desempenho de qualquer câmera de smartphone.
- Tecnologia de telas
Saudades da TV de tubo? A tecnologia das telas dos eletrônicos evoluiu tanto que hoje existe uma variedade de telas, cada uma com suas vantagens.
Dos monitores LCD, que fazem com que as partes mais claras da tela brilhem como o sol enquanto as partes mais escuras desapareçam como sombras, às telas OLED, que produzem pixels brilhantes e coloridos sem a necessidade de uma luz de fundo, com baixo consumo de energia e imagens com níveis surpreendentes de contraste, hoje temos até telas flexíveis e dobráveis.
- Inteligência artificial
O que no início da década ainda era um conceito vago e apenas ideias ambiciosas da ficção científica, hoje já é uma realidade extremamente presente no nosso cotidiano.
Carros autônomos, diagnóstico de pacientes e assistentes de voz atualmente já fazem parte das tecnologias que utilizam da inteligência artificial e são muito usadas no nosso dia a dia.
- Conexão sem fio
Quem nasceu na era do Wi-Fi não sabe o perrengue que era a internet discada.
Mas a internet sem fio chegou para facilitar a nossas vidas, e hoje provavelmente não sabemos mais viver sem ela.
A velocidade da conexão Wi-Fi melhorou muito ao longo dos anos, assim como a qualidade dos roteadores. A tecnologia do Bluetooth também evoluiu e hoje temos uma variedade de aparelhos que o utilizam, principalmente dispositivos de áudio e periféricos como mouses e teclados.