Já pensou como seria trabalhar sem o teclado do seu computador?
Hoje o teclado é o principal periférico de entrada do computador e é quase impossível pensar em trabalhar ou estudar diante do PC sem esse componente, que desde meados do século XX permite a interação humana com as máquinas de processamento de dados.
Mas sabia que a ferramenta que hoje faz parte da rotina de milhões de pessoas evoluiu a partir da antiga máquina de escrever?
Aliás, a principal herança que nossos teclados possuem das suas antecessoras é a disposição das letras do alfabeto, denominada QWERTY (por causa das seis primeiras letras da fileira de cima).
Isso porque, por volta da década de 40, quando nasceram os primeiros computadores, as máquinas de escrever já eram populares e, para facilitar a adaptação das pessoas ao novo dispositivo, o layout foi copiado.
Mas a máquina de escrever não é o único ancestral do teclado.
O teletipo, que era usado para enviar e receber mensagens mecanografadas, e o perfurador de cartão, que criava os cartões perfurados, principal método de entrada, saída e armazenamento de dados dos computadores antigos, também influenciaram tanto a forma como a finalidade da ferramenta, já que ambos tiveram um importante papel no desenvolvimento da entrada e comunicação de dados eletromecânicos.
Atualmente, a lista de modelos de teclado disponíveis no mercado é enorme e, mesmo com as novas tecnologias de entrada de dados, esses dispositivos continuam essenciais para a nossa interação com os computadores e smartphones.