A memória RAM de um computador é uma peça fundamental para o bom funcionamento da máquina.
A memória RAM é uma peça fundamental para garantir o bom funcionamento de qualquer máquina. Ela é um hardware físico dentro de um computador que armazena dados temporariamente, servindo como a memória de “trabalho” do computador.
A velocidade e o desempenho de um computador são amplamente atribuídos à quantidade de memória RAM no computador. Então, quanto mais memória um computador tiver, mais informações e software ele poderá carregar e processar rapidamente.
Mas como surgiu a ideia de memória para os computadores?
O armazenamento dos primeiros computadores era feito em cartões que, unidos por fios de cobre, formavam um sistema de memória.
No final da década de 60, surgiu o transistor – considerado, por muitos, como o primeiro grande passo para a eletrônica. Placas de transistores passaram a compor o sistema de memória dos computadores, e os bits (unidades menores de memória), agora, eram transmitidos por sinais elétricos, armazenados por capacitores.
O sistema transistor-capacitor gerou o que conhecemos hoje como chips de memórias RAM, que passaram a ser utilizados dos anos 70 para cá, e, após vários aperfeiçoamentos, chegamos ao que conhecemos hoje.