Descubra de onde surgiu a ideia de criar um banco de dados e como chegamos nos modelos atuais
Os bancos de dados são uteis para diversas situações e atividades do nosso dia a dia, como cadastros escolares, de lojas, sistemas financeiros, aplicativos e muito mais, e eles podem ser desenvolvidos de diversas formas.
Mas de onde surgiu a ideia de um conceito tão útil e versátil?
Os primeiros conceitos de bancos de dados podem ser atribuídos à IBM que, nos anos 60 e 70, começou a investigar possíveis soluções para automação de tarefas nos seus escritórios.
A ideia era diminuir o investimento com pessoas para lidar com questões burocráticas, como o manuseio e a organização de arquivos. A empresa já era visionária em entender que o desenvolvimento de tecnologia iria baratear os processos e, inclusive, acelerá-los.
Assim, as primeiras pesquisas já desenvolveram ideias como redes, modelos hierárquicos e outros conceitos teóricos que hoje são fundamentais para a existência dos softwares de bancos de dados tal como conhecemos.
Em 1970, um artigo do pesquisador da IBM, Ted Codd, trouxe questões fundamentais sobre o uso de cálculo e de álgebra para permitir que pessoas leigas em tecnologia pudessem armazenar e recuperar arquivos com facilidade em suas máquinas, em informações organizadas e distribuídas em tabelas.
A partir daí, a IBM criou um grupo de estudos focado em entender o tema. O System R criou o primeiro protótipo de sistema de banco de dados da IBM, que mais tarde se tornaria referência no mundo todo.
Nos anos 80 e 90, os bancos de dados começaram a chegar ao mercado e foram sendo refinados até se tornarem os modelos que conhecemos hoje.
A Fullture
E sabia que a Fullture pode te ajudar a construir a sua carreira como um desenvolvedor full stack?
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja entrar para o mercado de trabalho e está buscando vagas na área de tecnologia, principalmente relacionadas ao desenvolvimento de software.
Um curso completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.
Se interessou?
Quer entrar para o mercado que mais cresce no mundo e ainda ter a liberdade de trabalhar de onde quiser? Então venha conhecer o curso Dev Full Stack da Fullture!
O nosso curso te ensina, em mesmo de um ano, tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de trabalho de forma rápida, podendo trabalhar em empresas de tecnologia, start ups, como freelancer e muito mais!