Cada sistema operacional possui seus pontos fortes, além de recursos e compatibilidade com certos tipos de hardware mais especializados.
Mas quando se fala em qual deles é o melhor para se trabalhar com programação, não existe um consenso. Isso porque não se tem apenas um tipo de programação.
Um banco de dados é simplesmente um conjunto de dados, como uma planilha com uma lista de clientes, por exemplo, mas é extremamente importante para o desenvolvimento web.
Ele deve reunir informações de maneira organizada, consistente, protegida e acessível em tempo hábil, e é aqui que entra o conceito de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).
Um SGBD é uma estrutura de software que permite que dados sejam armazenados, organizados, protegidos, atualizados, acrescentados, excluídos e acessados sempre que necessário, devendo corresponder à demanda que a aplicação que o utiliza exige.
Então, os bancos de dados, além de armazenarem informações, também facilitam o gerenciamento e compreensão dos dados.
Além disso, a importância do banco de dados depende, em partes, de qual tipo de website se utiliza: estáticos e dinâmicos.
O site estático não muda toda vez o navegador carrega uma página e as únicas alterações ocorrem quando o usuário carrega uma nova página ou quando o administrador carrega outra página no navegador da web.
Porém, os sites dinâmicos mudam toda vez que são carregadas, como quando um usuário clica em uma imagem ou texto. Carrinhos de compras, páginas iniciais personalizadas e funcionalidades de pesquisa avançada são alguns exemplos de aplicações de sites dinâmicos.
Como o desenvolvimento de banco de dados é o processo de criação de um site cujo conteúdo não está em arquivos do servidor, mas em colunas e tabelas, um site que armazena dados no sistema de arquivos é um site estático, enquanto um site baseado em banco de dados é, na maioria das vezes, um site dinâmico.