Você já ouviu falar do Princípio SOLID? O termo reúne 5 princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) que facilitam o desenvolvimento do software, tornando-o fácil de manter. E o mais legal: eles funcionam para qualquer linguagem, além de ajudar o programador a escrever códigos mais limpos, separando responsabilidades, diminuindo os acoplamentos, facilitando na refatoração e estimulando o reaproveitamento do código.
Quer saber quais são esses princípios? Veja abaixo!
1 – SRP – Single Responsibility Principle ou Princípio da Responsabilidade Única: Uma classe deve ter somente um motivo para mudar! Esse princípio declara que uma classe deve ser especializada em um único assunto e possuir apenas uma responsabilidade dentro da aplicação, ou seja, a classe deve ter uma única tarefa ou ação para executar.
2 – OCP – Open-Closed Principle ou Princípio Aberto-Fechado: objetos ou entidades devem estar abertos para extensão, mas fechados para modificação, ou seja, quando novos comportamentos ou recursos precisam ser incluídos no software, devemos estender e não alterar o código-fonte original!
3 – LSP – Liskov Substitution Principle ou Princípio da Substituição de Liskov: uma classe derivada deve ser substituível por sua classe base. A definição formal diz que: “Se para cada objeto o1 do tipo S há um objeto o2 do tipo T de forma que, para todos os programas P definidos em termos de T, o comportamento de P é inalterado quando o1 é substituído por o2 então S é um subtipo de T”
4 – ISP – Interface Segregation Principle ou Princípio da Segregação da Interface: uma classe não deve ser forçada a implementar interfaces e métodos que não irão utilizar. Ou seja, é melhor criar interfaces mais específicas ao invés de uma genérica.
5 – DIP – Dependency Inversion Principle ou Princípio da inversão de Dependência: dependa de abstrações e não de implementações. Segundo Uncle Bob: “Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Ambos devem depender da abstração.” De modo geral, o princípio tem como propósito deixar o código desacoplado.
E você? Já conhecia esse príncipio? Conte pra gente nos comentário e compartilhe com seus amigos!