O Networking, também conhecido como “rede de contatos” pode ser a peça chave para você que está no início da carreira. A prática de criar relações, trocar conhecimentos e informações com outros colegas de profissão é muito valioso e fundamental quando o objetivo é desenvolver a carreira, pois ter contato com outras pessoas da área, principalmente as que estão em níveis mais avançados que o seu, te fará descobrir e aprender muito mais sobre sobre sua área de atuação!
Mas por onde começar? Procure participar de eventos, sejam onlines ou presenciais, meetups, fóruns de discussão, comunidades e workshops, e crie um perfil no LinkedIn para compartilhar seu trabalho e interagir com outros profissionais. Se você já tiver o perfil criado, procure manter a página sempre atualizada com suas informações e com seu portfólio, pois isso vai te proporcionar um contato maior com as pessoas da sua área. Inclusive, engana-se quem pensa que o LinkedIn só deve estar ativo quando o profissional está buscando uma nova oportunidade, mesmo que já esteja trabalhando.
Criar um networking forte e relevante pode proporcionar grandes vantagens para sua carreira, seja a curto, médio ou longo prazo. Vem conferir:
1 – Novas oportunidades:
Quando você tem bons contatos profissionais, as possibilidades de receber propostas de trabalho são muito maiores, uma vez que muitas pessoas conhecem o profissional que você é. Inclusive, se você trabalha em uma grande organização, busque manter uma boa relação com outros profissionais, isso também pode gerar novas oportunidades dentro do local que você já trabalha, afinal, promover alguém que já conhece o negócio é muito mais interessante para a empresa do que contratar um novo profissional e treiná-lo do zero, não é?
2 – Gera autoridade:
Um bom networking faz com que você seja visto como uma referência, isso porque mais pessoas conhecem o seu trabalho e suas realizações! Essa rede de contatos vai te proporcionar visibilidade e te ajudar a se destacar no mercado! Por isso, busque ser visto como uma pessoa confiável, experiente e construa sua boa reputação. (Mas não seja do tipo “puxa-saco”, ok?!)
3 – Novos projetos:
Ao manter um contato mais próximo com outros profissionais, é possível que você seja convidado para participar de projetos diferentes dos que você imagina, como colaborações em criações de conteúdos, lives, podcasts, palestras e workshops, por exemplo, e isso pode ser uma ótima vitrine para que mais pessoas conheçam o seu trabalho!
4 – Aprendizado:
Todos os profissionais estão em constante aprendizado e ter “mentores” pode ser extremamente importante no início da sua jornada! Ao se conectar com outros profissionais da área, você tem pessoas mais experientes ao seu redor, que te dão possibilidades para tirar dúvidas, pedir opiniões e conselhos em momentos complexos da sua profissão, por já estarem há mais tempo no mercado de trabalho.
5 – Indicações:
Um dos principais benefícios da rede de contatos é a possibilidade de ter seu trabalho recomendado por um profissional que conhece e admira o seu talento! Dependendo da indicação, você pode conseguir propostas diferenciadas, novos empregos e abrir possibilidades para sua carreira!
Portanto, procure manter boas (e verdadeiras!) conexões com outros profissionais da sua área, isso vai agregar muito na sua carreira! Comece a exercitar hoje mesmo e, em pouco tempo, você vai ver que valeu a pena!