Profissional atua sobre a organização e análise de dados para projeções dos negócios
A internet produz uma fonte inesgotável de dados. Mas as informações geradas só vão fazer jus ao espaço que ocupam no banco de dados da empresa se forem utilizadas com eficiência quando utilizadas de forma estratégica para o negócio. É quando é fundamental ter, na equipe, um profissional que atua como Business Analytics (BA).
Os dados gerados são base de análise capazes de preverem o andamento de uma campanha ou até mesmo o comportamento de clientes e consumidores, orientando o caminho que outros profissionais da empresa deverão seguir. Com o BA, além de verificar resultados concretos com dados já coletados, é possível entender o que esperar do futuro diante do cenário atual.
Um dos maiores benefícios do uso do Business Analytics é o ganho de confiança da empresa sobre as próprias decisões. O processo evita custos extras e retrabalho, tornando os processos mais eficientes e colocando em evidência a expansão do negócio. Com essa análise, utilizando dados em tempo real, gera maior dinamismo para a performance empresarial e permite o aproveitamento de boas oportunidades.
Business Analytics e a relação com Business Intelligence e Big Data
As três áreas estão diretamente interligadas dentro de uma empresa. Enquanto o BA processa um grande volume de dados, o profissional especializado em Big Data é responsável por coletar essas informações de forma organizada e em grande volume.
O tratamento dos dados é feito pelo Business Intelligence (BI), que fará o acompanhamento dos resultados e métricas, buscando fatores e tendências de como anda o cenário atual. Nesse ponto, a análise estará focada em decisões já tomadas.
Por meio do BA é possível criar cenários futuros para o teste, levantar hipóteses para proteger as empresas de decisões equivocadas. É o profissional que, ao final, assumirá o respaldo necessário para o negócio atingir o próximo nível.