Seleção de currículos com a ajuda da tecnologia é vista como uma forma de economizar de tempo e de quebrar vieses nos times de RH
No mundo corporativo, a inteligência artificial(IA) está cada vez mais presente nos processos de trabalho de diversos setores, e com o departamento de Recursos Humanos não seria diferente. Pesquisas recentes apontam que, para combater problemas de burocracia e de falhas humanas, times de recrutamento estão apostando em ferramentas de IA para a seleção de currículos.
Entre as ferramentas usadas com a tecnologia, destacam-se softwares que disponibilizam métricas, dados, indicadores e outras informações, construídas, muitas vezes, a partir da análise da expressão facial, da voz e até de palavras utilizadas pelos candidatos durante entrevistas ou em materiais enviados para a seleção.
O uso de inteligência artificial nas empresas já havia sido apontado como uma das próximas tendências do mercado. Em 2018, uma pesquisa da Deloitte, já apontava que 41 % das empresas entrevistadas já utilizavam técnicas inovadoras para a análise, filtragem e teste dos interessados pelas vagas. A mesma tendência também já constava no relatório do Linkedin sobre tendências globais para o recrutamento.
A partir desse novo caminho para o RH com a inteligência artificial, há uma diminuição do envolvimento dos recrutadores nas atividades operacionais, o que ainda tem como benefício:
– Eficiência na escolha: A IA utiliza filtros pré-estabelecidos que vão em busca de dados e informações oferecidas pelos usuários, aumentando incrivelmente as chances de alcançar o profissional certo para a vaga.
– Redução de custos: Não há custos com impressão de papelaria, entrevistas por meio de videoconferência sem necessidade de deslocamento e diminui as chances de turnover, economizando com novos processos, treinamentos e desligamentos.
– Satisfação do candidato: Com recursos da IA, os profissionais da área são abordados de forma mais rápida, garantindo agilidade no processo e gerando maior envolvimento, entusiasmo do candidato e atração de talentos.
Com tantas vantagens, a IA realmente veio para ficar! E aí, como você se sentiria passando por um processo como esse?