Se você está iniciando no universo da programação e pretende se aprofundar em banco de dados, você precisa estar por dentro dos termos que ameaçam a segurança das suas aplicações! Os usuários hackers e crackers fazem parte do universo da tecnologia e costumam gerar muitos problemas através de técnicas maliciosas e ataques.
Por isso, separamos 5 termos de segurança que você precisa conhecer para evitar as invasões nas suas aplicações!
1 – Application-Layer Attack: conhecidos como “ataques na camada de aplicação” em sua tradução literal, são os ataques feitos na comunicação dos aplicativos. Os computadores infectados podem gerar permissões de acesso aos crackers e gerar diversos danos. Sendo assim, os aplicativos que utilizam base de dados online, como o Adobe Reader, por exemplo, também podem ser atingidos.
2 – Ataque DNS: estes ataques têm como objetivo o direcionamento incorreto do destino solicitado pelo usuário, desviando o tráfego dos servidores originais e legítimos e direcionando para outros domínios. Para efetuar essa invasão, os hackers usam duas técnicas: o envenenamento de cache (DNS Poisoning) e o sequestro de servidor (DNS Hijacking).
3 – DNS Poisoning: isso pode gerar grandes problemas na aplicação, pois quando a invasão ocorre, o usuário ainda consegue continuar navegando normalmente, mas todos os seus dados são enviados ao computador invasor.
4 – Compromised-Key Attack: são aqueles que o invasor tem acesso às chaves de registro do sistema operacional, gerando logs com a decodificação de senhas criptografadas e invadindo contas dos serviços cadastrados.
5 – Hashing: esta técnica é o processo de geração de uma saída (output) de tamanho fixo, feita a partir de uma entrada (input) de tamanho variável. O processo é feito através de fórmulas matemáticas (funções hash), que permitem a implementação dos algoritmos de hashing (usados na composição das criptomoedas, por exemplo).
E você? Já conhecia alguma dessas? Conte pra gente nos comentário e compartilhe com seus amigos!