Está aprendendo a programar? Então descubra os erros mais comuns que os programadores iniciantes cometem quando estão começando, para você iniciar a sua carreira com o pé direito!
Os programadores iniciantes passam por muitos desafios, sejam eles técnicos ou pessoais, mas a boa notícia é que você não precisa tropeçar em todos eles.
Como em qualquer carreira, é normal cometer erros quando você ainda está começando como um programador – principalmente como dev full stack.
Mas saber quais são os mais frequentes ajuda a diminuir as chances de erros – ou a lidar melhor com eles.
Então, se está começando agora como programador, separamos alguns dos erros mais comuns que os programadores iniciantes cometem, para você iniciar a sua carreira com o pé direito!
1. Ter vergonha de pedir ajuda
É normal ficar tímido ou até mesmo com vergonha de pedir ajuda quando não se consegue avançar na codificação, mas o ideal é sempre trocar ideia, seja com as pessoas da equipe ou com outros programadores que tenham mais experiência em fóruns de tecnologia.
Ninguém sabe de tudo e ter dúvidas fazem parte do processo de aprendizado.
2. Não fazer testes
Muitas vezes, a sobrecarga de tarefas induz à falta de revisão do código, mas essa é uma etapa que não pode faltar na rotina do desenvolvedor, pois é ela que garante a boa funcionalidade e qualidade do código.
Inúmeros erros podem ser gerados por um código que não foi testado, por isso o teste é muito importante antes de você publicar e entregar qualquer coisa.
3. Não aprimorar os conhecimentos da linguagem que usa
A tecnologia é uma área sob constante mudança e que está sempre avançando, e a cada versão se tem novas funções e algumas que deixam de existir.
Por isso um desenvolvedor deve sempre estar atento às atualizações da linguagem que usa e em contato com a tecnologia que está estudando. Não se contente com pouco: consolide aquele conhecimento e depois continue estudando outras coisas.
4. Se comparar com programadores mais experientes
Se comparar com alguém mais experiente não é nada bom quando se está no início da carreira. Lembre-se que ele já está há muito tempo na área da programação.
É normal do ser humano querer se comparar com as pessoas que admira e que quer alcançar, mas cada um é único. Se inspire, mas nunca se compare.
5. Não investir em networking
Não se limite ao trabalho. Busque comunidades online, troque ideias com profissionais de outros nichos.
O mercado é dinâmico e você ganha muita troca de conhecimento e de experiência ao manter contato com outros profissionais.
Compartilhe com aquele seu amigo iniciante ou salve para a próxima vez que estiver prestes a cair em alguma armadilha!
E comenta aqui para a gente: você já cometeu algum desses erros? O que fez para contorná-los?
E sabia que a Fullture pode te ajudar a construir a sua carreira como um desenvolvedor full stack?
O nosso curso Dev Full Stack é perfeito para quem deseja entrar para o mercado de trabalho e está buscando vagas na área de tecnologia, principalmente relacionadas ao desenvolvimento de software.
Um curso de programação completo, totalmente online para você estudar quando, como e de onde quiser, com duração aproximada de 10 meses e 100% prático!
Você terá acesso à conteúdos, capacitações, mentorias, projetos e oportunidades selecionados para seu desenvolvimento profissional, além de receber total apoio dos nossos professores, que são especialistas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Se interessou? Então acesse o link e se inscreva!