Você sabe como surgiu o primeiro sistema operacional da história? Vem conferir!
Os computadores gigantes que ocupavam salas inteiras e necessitavam do auxílio de humanos nasceram lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, que ditavam o que seria realizado através do próprio hardware.
Mas o conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal.
O primeiro sistema operacional
O primeiro sistema operacional realmente funcional foi o GM-NAA I/O, da General Motors, criado para funcionar no IBM 704. Seu objetivo era automatizar diversas atividades sem ter que reenviar constantemente códigos bases para fazer uma determinada função, além de gerenciar melhor os recursos do equipamento.
A IBM ainda lançou outros sistemas operacionais para operações de entrada e saída (input output control system), todos para as máquinas IBM.
E com o tempo, diversas empresas desenvolveram sistemas operacionais para seus mainframes, e algumas se especializaram na criação de sistemas para terceiros.
O problema é que cada um apresentava características próprias e não possuíam nenhum tipo de comunicação entre si, criando a necessidade, aos poucos, de uma padronização.